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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA ESPERANÇA - MG
Título(s) alternativo(s): ADRIELE CAROLINE SILVA
Autor(es): Silva, Adriele Caroline
Primeiro Orientador: Félix, Nídia Miriam Rocha
Resumo: Este estudo tem como proposta à investigação, por meio de entrevista semiestruturada, a inserção dos temas que envolvem as relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física como prática educativa. Pretende-se investigar como a escola vem implantando os direcionamentos das relações étnico-raciais a partir das vigências das legislações (10.639/03 e a 11.465/08) Este estudo visa à possibilidade de um trabalho pedagógico que vá ao encontro de discussões em torno da base constitutiva da cultura vigente do resgate dos costumes da cultura Afro-Brasileira. Tendo como principio a problematização visando o conhecimento e a compreensão da diversidade e da cultura. especificidades culturais que servem como base, enquanto projeto politico e pedagógico para pautar o racismo e seus desdobramentos nas aulas de Educação Física escolar, Neste sentido, é importante destacar que os envolvimentos do ensino dos temas étnico-raciais devem ser considerados como importantes para o desenvolvimento do espirito de respeito, levando c alunos a compreenderem a cultura para saberem lidar com a diversidade, não só dentro da escola, mas fara dela. O que se pretende é analisar como se deu à educação da população em relação à cultura Afro-Brasileira ao longo dos tempos e como se estabelecem hoje, nas escolas entrevistadas, as relações étnico-raciais na proposta de ensino, principalmente, nas aulas de Educação Física. A investigação visara observar, também, com mais ênfase, a proposta de implantação das Leis vigentes sobre o tema e a inclusão nos currículos da Educação Básica a Historia e Cultura Afro-Brasileira. Com essa pesquisa for possível constatar que o ensino da cultura afro pão e ensinado como deveria nas escolas estaduais de Boa Esperança- Minas Gerais
Abstract: This study proposes to investigate, through semi-structured interviews, the inclusion of themes that involve ethnic-racial relations in Physical Education classes as an educational practice. It is intended to investigate how the school has been implementing the directions of ethnic-racial relations from the validity of legislation (10.639/03 and 11.465/08). This study aims at the possibility of a pedagogical work that meets discussions around the constitutive basis of the current culture of the rescue of Afro-Brazilian culture customs. Having as a principle the problematization aiming at the knowledge and understanding of diversity and culture. cultural specificities that serve as a basis, as a political and pedagogical project to guide racism and its consequences in school Physical Education classes. In this sense, it is important to highlight that the involvement of teaching ethnic-racial themes should be considered as important for development of the spirit of respect, leading c students to understand the culture in order to know how to deal with diversity, not only within the school, but also in making it. The intention is to analyze how the education of the population took place in relation to Afro-Brazilian culture over time and how ethnic-racial relations in the teaching proposal are established today, in the interviewed schools, especially in the Education classes Physics. The investigation will also aim to observe, with more emphasis, the proposal of implantation of the laws in force on the subject and the inclusion in the Basic Education curricula of Afro-Brazilian History and Culture. With this research it is possible to verify that the teaching of Afro bread culture is taught as it should in the state schools of Boa Esperança, Minas Gerais.
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Educação física
Lei nº10.639/03
Lei nº11.465/08
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1811
Data do documento: 12-Dez-2016
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