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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA PRIVADA E UMA ESCOLA DA ZONA RURAL
Título(s) alternativo(s): ALESSANDRA PRADO DE OLIVEIRA
Autor(es): Oliveira, Alessandra Prado de
Primeiro Orientador: Vinhas, Wagner
Resumo: Este trabalho monográfico teve o intuito de verificar os níveis de flexibilidade dos alunos inseridos no ensino fundamental I, de 6 a 10 anos, de uma escola da zona rural e de uma escola da rede privada. As medidas foram feitas através do teste de Sentar e Alcançar (Banco de Wells) e mais a medida de cinco articulações, medidas através do Flexiteste. Neste teste, os níveis individuais de cada criança numa escala de 1 à 4 para o Flexiteste e uma escala infantil para o teste do Banco de Wells foram analisados e tabulados. Já que a flexibilidade é uma capacidade física treinável, a criança tem a necessidade de ser estimulada por um profissional de Educação Tisica e este, tem que entender as características e individualidades da criança para melhor atende-las através de exercícios físicos específicos e direcionados para flexibilidade. A escolha deste tema se justifica no sentido de observar possíveis diferenças de flexibilidade relacionadas ao âmbito escolar, sexo e a idade das crianças. A amostra foi composta por 24 alunos de uma escola da zona rural da cidade de Varginha, MG e 85 alunos de uma escola privada da cidade de Três Pontas, MG. A conclusão deste estudo é que no flexiteste, tanto os meninos quanto as meninas da escola rural tiveram um desempenho melhor do que as meninas e meninas da escola privada, na maioria das articulações pesquisadas. Em relação ao teste de sentar e levantar, do banco de Wells, as meninas da escola privada obtiveram um resultado melhor aos 8 anos, porém as meninas da escola rural obtiveram um melhor desempenho aos 9 e 10 anos. Já em relação aos meninos, ambos da escola rural e privada obtiveram resultados iguais aos 6 e 7 anos. Aos 8 anos, os meninos da escola rural foram melhores e aos 9 anos, a escola privada foi melhor. Aos 10 anos, os resultados foram bem parecidos. Novas pesquisas de campo se fazem necessárias para que os professores de Educação Física possam avaliar criteriosamente a flexibilidade dos alunos e auxiliá-los a desenvolver essa capacidade física importante.
Abstract: This monographic work aimed to verify the flexibility levels of students enrolled in elementary school I, from 6 to 10 years old, in a school in the rural area and in a school in the private network. The measurements were made using the Sit and Reach test (Wells Bench) and the measurement of five joints, measured using Flexitest. In this test, each child's individual levels on a scale of 1 to 4 for the Flexitest and a child's scale for the Bank of Wells test were analyzed and tabulated. Since flexibility is a trainable physical ability, the child needs to be stimulated by a Physical Education professional and he/she has to understand the characteristics and individualities of the child to better serve them through specific physical exercises directed towards flexibility . The choice of this theme is justified in the sense of observing possible differences in flexibility related to the school environment, gender and age of the children. The sample consisted of 24 students from a rural school in the city of Varginha, MG and 85 students from a private school in the city of Três Pontas, MG. The conclusion of this study is that in flexitest, both boys and girls from rural schools performed better than girls and girls from private schools, in most of the researched articulations. Regarding the sit-and-stand test, from the Wells bench, girls from the private school had a better result at 8 years old, but girls from the rural school had a better performance at 9 and 10 years old. In relation to boys, both from rural and private schools obtained equal results at 6 and 7 years of age. At 8 years old, the boys from the rural school were better and at 9 years old, the private school was better. At age 10, the results were very similar. New field research is needed so that Physical Education teachers can carefully assess the flexibility of students and help them to develop this important physical capacity.
Palavras-chave: Flexibilidade
Educação física
Crianças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1812
Data do documento: 14-Dez-2015
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