Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1814
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: manifestação de preconceito
Otros títulos : ALEX INÁCIO
metadata.dc.creator: Inácio, Alex
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Ione Maria Ramos Paiva
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se a Educação Física pode ajudar alunos homossexuais a serem aceitos pelos colegas na escola e de que maneira pode fazer isto O papel da escola no que diz respeito à sexualidade de seus alunos tem sido objeto de debate crescente nas últimas décadas O caráter normatizador das instituições escolares tem sido apontado por estudiosos do campo de estudos do gênero e sexualidade, tanto no Brasil como em outros países, onde tem sido ressaltada a produção de masculinidades e feminilidades não transgressivas dos catálogos identitários reconhecidos socialmente presente estudo visa discutir os referenciais teóricos predominantes nas pesquisas voltadas a homofobia nas escolas, em especial aqueles centrados no conceito de bullying. Conclui que, se por um lado este conceito contribui para a denuncia da violência contra crianças e jovens tidas como(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) LGBT nas escolas, por outro lado e frequentemente entendido dentro de um paradigma psicológico que negligencia o quanto comportamentos associados ao bullying estão intrinsecamente ligados a relações sociais de poder e controle Neste sentido, considera-se aqui indispensável a politização do debate sobre o heterossexismo que ocorre nas instituições escolares A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa.
Resumen : The objective of this work is to verify if Physical Education can help homosexual students to be accepted by their peers at school and how it can do this. The normative character of school institutions has been pointed out by scholars in the field of gender and sexuality studies, both in Brazil and in other countries, where the production of non-transgressive masculinities and femininities in socially recognized identity catalogs has been highlighted. predominant theoretical references in research aimed at homophobia in schools, especially those centered on the concept of bullying. It concludes that, if on the one hand this concept contributes to the denunciation of violence against children and young people seen as (Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, Transsexuals and Transgender) LGBT in schools, on the other hand it is often understood within a psychological paradigm that neglects the extent to which behaviors associated with bullying are intrinsically linked to social relations of power and control. In this sense, it is considered essential here to politicize the debate on heterosexism that occurs in school institutions. The methodology used was qualitative bibliographic research.
Palabras clave : Educação física
Homossexualidade
Preconceito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1814
Fecha de publicación : 12-dic-2015
Aparece en las colecciones: Educação Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alex Inácio 40391.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.