Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1822
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EFEITO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROFILAXIA E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Other Titles: ÁQUILA PRICILA FARIA MELO
metadata.dc.creator: Melo, Áquila Prícila Faria
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Ione Maria Ramos Paiva
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar os indicadores de riscos de hipertensão em crianças e adolescentes, e a prevalência nacional. A influência do exercício físico e a importância da Educação Física escolar no tratamento e profilaxia da HA. Com base nessa perspectiva procurar chamar a atenção dos educandos e familiares sobre a importância de procurar uma vida saudável ainda durante a fase da juventude e levar para a vida toda esse conceito. A cultura deve mudar de acordo com a maneira de pensar da sociedade, primeiramente a partir da família e em segundo o ambiente escolar. Por esse fator os profissionais da área da educação devem estar preparados para ser base e influenciar de maneira positiva os jovens em relação a uma vida ativa com práticas saudáveis. De acordo com os autores apresentados diversos indicadores de riscos que contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão Arterial, sendo eles principalmente histórico familiar, a falta de exercícios físicos, e a facilidade de acesso a alimentos calóricos e tecnologia em excesso que contribuem para o sedentarismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa.
Abstract: This study aimed to identify the risk indicators of hypertension in children and adolescents, and the national prevalence. The influence of physical exercise and the importance of physical education in the treatment and prophylaxis of AH. Based on this perspective, try to draw the attention of students and family members about the importance of seeking a healthy life even during youth and carry this concept for life. Culture must change according to society's way of thinking, first from the family and secondly from the school environment. For this reason, professionals in the field of education must be prepared to be a base and positively influence young people towards an active life with healthy practices. According to the authors, several risk indicators that contribute to the development of Hypertension are presented, mainly family history, lack of physical exercise, and easy access to high-calorie foods and excessive technology that contribute to a sedentary lifestyle. The methodology used was the qualitative bibliographic research.
Keywords: Hipertensão
Educação física
Prevenção e tratamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1822
Issue Date: 12-Dec-2016
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Áquila Pricila Faria Melo 158695.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.