Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1832
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE DE CRIANÇAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): Douglas Henrique Moreira
Autor(es): Moreira, Douglas Henrique
Primeiro Orientador: Gomes, Silvana Diniz
Resumo: Hoje em dia sabe-se que a lateralidade tem forte influência biológica quando as crianças nascem tornando-as destras ou canhotas por ordem natural. Além disso, o trabalho de noção da lateralidade vem ganhando força devido a importância das pessoas conhecerem o lado direito e esquerdo dos próprios corpos, uma vez que o corpo é composto por dois hemisférios: direito e esquerdo. Sabendo disso, nota-se a importância da consciência corporal nas atividades cotidianas, nas práticas esportivas, entre outros. Nesse trabalho busca-se em alguns autores o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, tentando explicar e apresentar cada fase e o que significa cada uma, pretendendo-se assim melhorar o trabalho dos professores que atuam nessa faixa etária, proporcionando a eles mais conhecimento para entender e aplicar as atividades que possam incentivar o desenvolvimento das crianças. Os estímulos para o desenvolvimento da lateralidade são aplicados desde criança, no convívio com os pais, com atividades do dia-a-dia, em tudo que as cercam, porém é nas aulas de Educação Física que os alunos mais devem receber incentivos e auxilio para desenvolverem essa capacidade, através de atividades de desenvolvimento geral e específico. Com isso, as experiências diárias são essenciais para o desenvolvimento da lateralidade. Neste sentido esse trabalho foi amparado pelas pesquisas de grandes estudiosos acerca do assunto. Conclui-se que a Educação Física pode contribuir para a melhora da lateralidade.
Abstract: Nowadays it is known that laterality has a strong biological influence when children are born, making them right-handed or left-handed by natural order. In addition, the work on the notion of laterality has been gaining strength due to the importance of people knowing the right and left sides of their own bodies, since the body is composed of two hemispheres: right and left. Knowing this, the importance of body awareness in daily activities, sports practices, among others, is noted. In this work, some authors seek knowledge about child development, trying to explain and present each phase and what each one means, thus intending to improve the work of teachers working in this age group, providing them with more knowledge to understand and apply activities that can encourage children's development. Stimuli for the development of laterality are applied since childhood, in contact with parents, with day-to-day activities, in everything that surrounds them, but it is in Physical Education classes that students should most receive incentives and assistance to develop this capacity through general and specific development activities. Thus, daily experiences are essential for the development of laterality. In this sense, this work was supported by the research of great scholars on the subject. It is concluded that Physical Education can contribute to the improvement of laterality.
Palavras-chave: Lateralidade
Desenvolvimento infantil
Ensino fundamental I
Esquema corporal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1832
Data do documento: 8-Dez-2015
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Henrique Moreira 95879.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.