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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANSIEDADE NA UNIVERSIDADE: o peso de uma crise no desempenho acadêmico
Título(s) alternativo(s): ANNA GABRIELLE DE FREITAS
Autor(es): Freitas, Anna Gabrielle de
Primeiro Orientador: Leite, Marco Antônio da Silva
Resumo: A ansiedade é uma reação fisiológica capaz de motivar a pessoa a atingir seus objetivos, porém em excesso pode contribuir de forma negativa, limitando, dificultando ou até mesmo impossibilitando a capacidade do indivíduo de enfrentar situações do dia- a-dia. Transportando essa condição para o ambiente acadêmico, o objetivo deste estudo foi investigar se os alunos matriculados no curso de Jornalismo do 4o, 5o, 6o, 7o e 8o períodos do Grupo Unis possuem transtorno de ansiedade patológica e se sim, se os acometidos têm o desempenho acadêmico equivalente ou inferior àqueles universitários que não possuem a patologia. Para tanto, os pesquisadores realizaram uma pesquisa de campo onde foi aplicado um questionário que avaliou questões de desempenho acadêmico e comportamentais dos alunos que responderam a pesquisa dizendo ser acometidos pela doença em relação aos que disseram não ser para que o comparativo pudesse ser traçado. O questionário foi enviado por por um aplicativo de mensagens em um formulário do Google para todos os alunos dos períodos acima mencionados e regularmente matriculados no curso. Dos 29 alunos regularmente matriculados, 23 discentes o responderam. A análise dos resulados apontou que 43,5% dos respondentes afirmam ter ansiedade patológica. 21,7% disse necessitar ou ter necessitado de acompanhamento psicológico para tratar a ansiedade; 39,1% acredita que precisa ou já precisou de ajuda especializada mas nunca procurou por tal e 34,8% dos alunos afirmaram já ter deixado de ir as aulas ao ter uma crise de ansiedade. Traçando o comparativo em relação ao desempenho acadêmico dos alunos que afirmam ter a patologia com os que disseram não ter, a pesquisa apontou que no Curso de Jornalismo do Grupo Unis o desempenho acadêmico dos acometidos pela doença é inferior ao dos colegas de curso que não possuem ansiedade patológica. Após a análise e consolidação dos dados, 2 alunos que possuem ansiedade e patológica e que estão matriculados no curso e 2 profissionais com embasamento clínico para discorrer sobre a temática concederam uma entrevista de narrativa audiovisual sobre ansiedade patológica no ambiente universitário. Entrevistas essas que constituíram um VT jornalístico apresentado à Banca do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas como Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo.
Abstract: Anxiety is a physiological reaction capable of motivating people to achieve their goals, but in excess it can contribute in a negative way, limiting, hindering, or even making it impossible for the individual to face day-to-day situations. It is commonly characterized by concentration difficulties, sleep disorders, fatigue, and even musculoskeletal pains. Transporting this condition to the academic environment, the objective of this study was to investigate whether the students enrolled in the Journalism course from the 4th, 5th, 6th, 7th and 8th periods at Grupo Unis have pathological anxiety disorder, and if so, whether those affected have academic performance equivalent or inferior to those university students who do not have the pathology.To this end, the researchers carried out a field research where a questionnaire was applied to evaluate questions of academic and behavioral performance of students who answered the survey saying they were affected by the disease in relation to those who said they were not so that a comparison could be drawn.The questionnaire was sent by a Google form messenger application to all students of the above mentioned periods, regularly enrolled in the course. Of the 29 students regularly enrolled in the course, 23 students responded. The analysis of the results indicated that 43.5% of the respondents said they have pathological anxiety. 21.7% said they need or have needed psychological support to treat anxiety; 39.1% believe they need or have needed to seek specialized help but have never sought it and 34.8% of the students said they have already stopped going to class when having an anxiety crisis.Comparing the academic performance of students who claim to have the pathology with those who claim not to have it, the research showed that in the Journalism course of Grupo Unis the academic performance of those who suffer from the pathology is lower than that of classmates who do not have pathological anxiety.After data analysis and consolidation, two students who have pathological anxiety and are enrolled in the course and three professionals with clinical background to discuss the subject gave an audiovisual narrative interview on pathological anxiety in the university environment. These interviews constituted a journalistic TV presented to the Board of the Social Communication Course in Journalism at the Centro Universitário do Sul de Minas as a Final Course Assignment to obtain the title of Bachelor in Journalism.
Palavras-chave: Ansiedade
Desempenho acadêmico
Jornalismo
Universitários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1856
Data do documento: 7-Jul-2021
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