Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1863
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O JUDÔ E O JIU-JITSU COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): ELVIS DA SILVA GOMES DE SOUZA
Autor(es): Souza, Elvis da Silva Gomes de
Primeiro Orientador: Alves, Flávia Regina Ferreira
Resumo: Este trabalho aborda os estudos das habilidades motoras do Judô e Jiu-Jitsu de alunos inseridos na escola pública. Tal abordagem se faz necessário pela importância ao desenvolvimento da prática destes esportes na escola. O propósito desta pesquisa é demonstrar a importância das habilidades motoras, trabalhadas nas aulas de lutas nas aulas de Educação Física. Este intento será conseguido mediante a revisão bibliográfica em plataformas de pesquisa e livros referentes ao tema. Através da analise realizada nos artigos e livros pesquisados, evidenciou que alunos praticantes de lutas, obtém uma melhora no desenvolvimento motor e em sala de aula, pode-se dizer que as lutas trazem por si só toda uma história de respeito e educação entre seus praticantes, no Judô e no Jiu-Jitsu tão e diferente as habilidades motoras trabalhadas são de suma importância para o desenvolvimento motor de seus praticantes Desde o inicio a pratica das aulas envolvendo as lutas, o individuo adquire, ou aprende diversas funções motoras, as quais farão com que o organismo alcance sua maturidade. Por meio do seu próprio movimento, a criança desenvolve seus processos motores Os movimentos surgem muitas vezes porque a criança tende a imitar o adultos que a rodeiam ou inspiram-se em outras crianças para executar suas provas praticas A prática de atividades voltadas a lota na educação física, ainda não são muito utilizadas nas aulas, pois deveriam ser. visam o desenvolvimento das habilidades (correr, saltar, saltitar, empurrar, puxar, balançar, subir, descer, andar).
Abstract: This work approaches the studies of the motor skills of Judo and Jiu-Jitsu of students inserted in public schools. Such an approach is necessary due to the importance of developing the practice of these sports at school. The purpose of this research is to demonstrate the importance of motor skills, worked in fight classes in Physical Education classes. This intent will be achieved through bibliographic review in research platforms and books related to the topic. Through the analysis carried out in the articles and books researched, it showed that students who practice fights, get an improvement in motor development and in the classroom, it can be said that fights bring by themselves a whole history of respect and education among their practitioners , in Judo and Jiu-Jitsu, so and different, the motor skills worked are of paramount importance for the motor development of its practitioners. with which the organism reaches its maturity. Through their own movement, the child develops their motor processes. Movements often arise because the child tends to imitate the adults that surround him or she is inspired by other children to perform their practical tests. The practice of activities aimed at auction in education physics, are still not used much in classes, as they should be. aim at the development of skills (running, jumping, jumping, pushing, pulling, swinging, climbing, descending, walking).
Palavras-chave: Habilidades motoras
Lutas
Judô
Jiu Jitsu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1863
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elvis da Silva Gomes de Souza 158700.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.