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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Título(s) alternativo(s): LUAN IVYS MARÇANO SILVA
Autor(es): Silva, Luan Ivys Marçano
Primeiro Orientador: Oliveira, Tiago Rocha Drumond de
Resumo: Neste trabalho analisou-se o conceito de Bullying e sua relação com a Educação Física Escolar, buscando referenciais teóricos sobre a possível relação entre o estímulo aos comportamentos agressivos nestas aulas e algumas tendências filosóficas da Educação Física no século XX que ainda se fazem presentes. Ao conceituar o Bullying como qualquer agressão física ou verbal sobre outras pessoas, percebe-se que este comportamento pode prejudicar o desenvolvimento afetivo e social de qualquer envolvido, tanto o agressor como o agredido. Entendendo, assim, que a aula de Educação Física tem um papel primordial na reflexão sobre estas agressões, busca-se argumentos nas tendências tecnicistas da Educação Física no século XX. para confirmar a possibilidade do Bullying ser estimulado por estes princípios filosóficos. O Higienismo do início do século, o Militarismo do período entre guerras, e o Esportivismo iniciado na ditadura militar no Brasil na década de 60, possuem características que estimulam o comportamento violento na escola, mas em contrapartida, percebe-se que para reduzir o impacto da influência destas tendências toma-se importante estimular a mobilização de toda a comunidade escolar (Família, Professores, Comunidade na redução destes comportamentos, que ao serem percebidos precocemente e, analisados e debatidos por todos os envolvidos auxilio muito na sua redução. Conclui-se que muitas pesquisas e reflexões ainda são necessárias, e que as aulas de Educação Física Escolar são um forte aliado na luta contra a violência no ambiente escolar e em nossa sociedade.
Abstract: This work analyzed the concept of Bullying and its relationship with Physical Education at School, seeking theoretical references on the possible relationship between the stimulus to aggressive behavior in these classes and some philosophical trends in Physical Education in the 20th century that are still present. When conceptualizing Bullying as any physical or verbal aggression against other people, it is clear that this behavior can harm the affective and social development of anyone involved, both the aggressor and the victim. Understanding, therefore, that the Physical Education class has a primordial role in the reflection on these aggressions, arguments are sought in the technical tendencies of Physical Education in the 20th century. to confirm the possibility of Bullying being stimulated by these philosophical principles. The Hygienism of the beginning of the century, the Militarism of the period between wars, and the Sportsism started in the military dictatorship in Brazil in the 60s, have characteristics that encourage violent behavior at school, but in contrast, it is perceived that to reduce the impact From the influence of these trends, it becomes important to stimulate the mobilization of the entire school community (Family, Teachers, Community in reducing these behaviors, which when they are noticed early and, analyzed and debated by all those involved, greatly assist in their reduction. that much research and reflection is still needed, and that School Physical Education classes are a strong ally in the fight against violence in the school environment and in our society.
Palavras-chave: Bullying
Educação física escolar
Militarismo
Esportivismo
Higienismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1884
Data do documento: 14-Dez-2016
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