Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1887
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o processo de adaptação no atendimento do aluno com paraplegia inseridos no ensino fundamental
Otros títulos : LUIZ FELIPE PEREIRA FORZAN
metadata.dc.creator: Forzan, Luiz Felipe Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Flávia Regina Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda a adaptação dos professores de Educação Física no atendimento aos alunos deficientes físicos inseridos no ensino fundamental. Trata especificamente em qual à melhor estratégia para a adaptação e reformulação durante as aulas de Educação Física. Aborda-se que as aulas devem ser direcionadas aos alunos com deficiências e quais os exercícios com melhor eficiência de execução para estes alunos, tornando os professores com maior preparo para o atendimento dos mesmos de acordo com suas necessidades. Através desta pesquisa percebeu-se a necessidade de conhecimento sobre a Declaração de Salamanca (1994) que tem como principio à igualdade de alunos com deficiência e alunos sem deficiência em escolas públicas inseridos no ensino fundamental. Assim se torna fundamental analisar e os alunos estão sendo bem recebidos e se o nível de aprendizado é o mesmo de todos os alunos, através do aperfeiçoamento do conhecimento do professor. Afirmando que a aula de Educação Física não é um simples momento de recreação e sim quão importante é a pratica de atividade física. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de livros artigos científicos e documentos e através desta pesquisa for possível observar que os professores de Educação Física ainda necessitam de maior conhecimento e capacitação para o atendimento de alunos com paraplegia.
Resumen : This research addresses the adaptation of Physical Education teachers to assist physically disabled students in elementary school. It deals specifically with which is the best strategy for adaptation and reformulation during Physical Education classes. It is discussed that classes should be aimed at students with disabilities and which exercises are best performed for these students, making teachers more prepared to attend to them according to their needs. Through this research, the need for knowledge about the Salamanca Declaration (1994) was perceived, which has as a principle the equality of students with disabilities and non-disabled students in public schools inserted in elementary education. Thus, it is essential to analyze whether the students are being well received and whether the level of learning is the same for all students, through the improvement of the teacher's knowledge. Affirming that the Physical Education class is not a simple moment of recreation, but how important the practice of physical activity is. A bibliographical research was carried out through books, scientific articles and documents and through this research it was possible to observe that Physical Education teachers still need greater knowledge and training to care for students with paraplegia.
Palabras clave : Declaração de Salamanca
Deficiência
Professores
Educação física
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1887
Fecha de publicación : 8-dic-2015
Aparece en las colecciones: Educação Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luiz Felipe Pereira Forzan 12866.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.