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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O JIU JITSU NO DESENVOLVIMENTO DE VALORES MORAIS NA ESCOLA
Título(s) alternativo(s): LUIZ HENRIQUE GOMES BARBOSA
Autor(es): Barbosa, Luiz Henrique Gomes
Primeiro Orientador: Oliveira, Tiago Rocha Drumond de
Resumo: Este trabalho enfatiza a importância de desenvolver no ambiente escolar os valores éticos e morais que regem a conduta de um individuo, o qual, de forma autônoma, aplica tais princípios socialmente após adquirir os conhecimentos sobre o certo e errado, tendo o professor como mediador. Nesse contexto, a implantação de aulas de Jiu Jitsu na Educação Física Escolar auxilia a difundir tais preceitos, haja vista que a filosofia desta arte baseia-se em encontrar um equilíbrio físico e mental, pregando o respeito ao próximo, o autocontrole, a valorização da amizade e a cordialidade, buscando evitar conflitos ao transmitir paz e serenidade. Ademais, ressalta-se a diferença da prática de Jiu Jitsu no âmbito escolar e em academias de luta, sendo que no primeiro caso, a arte suave como é chamada- é ensinada a partir de preceitos filosóficos, esclarecendo sua importância através de sua história. Já no segundo, devido a grandes abordagens da mídia, a luta em questão apresenta-se agressiva, voltada apenas para as disputas de campeonatos, os quais quando televisionados, exibem-na de forma violenta aos olhos de leigos. Concluímos neste trabalho que ao transmitir os conhecimentos adequado sobre as lutas, neste caso do Jiu Jitsu, nas aulas de Educação Física Escolar, toma-se possível minimizar o preconceito sobre ele, mostrando-o como algo benéfico para quem a pratica, extinguindo também o receio dos professores ao apresentá-lo. Desta forma, a sociedade. reconheceria o Jiu Jitsu e sua filosofia como uma prática vantajosa, incentivando seus aprendizes a tornarem-se pessoas de boas condutas e princípios.
Abstract: This work emphasizes the importance of developing in the school environment the ethical and moral values ​​that govern the conduct of an individual, who, autonomously, apply such principles socially after acquiring knowledge about right and wrong, with the teacher as a mediator. In this context, the implementation of Jiu Jitsu classes in Physical Education at School helps to spread such precepts, given that the philosophy of this art is based on finding a physical and mental balance, preaching respect for others, self-control, the appreciation of friendship and cordiality, seeking to avoid conflicts by transmitting peace and serenity. Furthermore, the difference between the practice of Jiu Jitsu in schools and in fighting academies is highlighted, and in the first case, the gentle art, as it is called, is taught based on philosophical precepts, clarifying its importance through its history. In the second, due to major media approaches, the fight in question is aggressive, focused only on championship disputes, which when televised, show it violently in the eyes of laymen. We conclude in this work that by transmitting adequate knowledge about fights, in this case Jiu Jitsu, in School Physical Education classes, it becomes possible to minimize prejudice about it, showing it as something beneficial for those who practice it, also extinguishing the fear of teachers when presenting it. In this way, society. would recognize Jiu Jitsu and its philosophy as an advantageous practice, encouraging its apprentices to become people of good conduct and principles.
Palavras-chave: Valores morais
Jiu jitsu
Educação física escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1888
Data do documento: 9-Dez-2016
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