Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1900
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A DANÇA EM CADEIRA DE RODAS: inclusão do aluno com deficiência física nas aulas de educação física
Other Titles: PRISCILLA BORGES DA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Priscilla Borges da
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Flávia Regina Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho por meio de pesquisa bibliográfica sistemática, tendo como objetivo analisar sobre a importância da dança em cadeira de rodas e seu desenvolvimento artístico, por meio de seus diversos estilos, como forma de expressão e comunicação, através da inclusão feita nas aulas de Educação Física. As pessoas com deficiência física, historicamente, sempre foram desamparadas, abolidas e reclusas pela sociedade, sendo vítimas de todas as formas e preconceitos. Com o passar do tempo, começaram a exigir seus direitos, ter participação ativa na sociedade e se mostrar cidadãos em todas as instâncias sociais, tais como escolas, mercado de trabalho, nas artes e também nos esportes. A dança tem a capacidade de melhorar o individuo, com a sua prática de liberdade de expressão e comunicação. Além de ser uma atividade física que promove o bem estar de corpos e mentes, melhora também a qualidade de vida. A dança proporciona o autoconhecimento, pelo toque, aumentando a percepção corporal. relaxamento da musculatura, beneficiando o desenvolvimento físico, motor, neurológico e o intelectual. A dança em cadeira de rodas como forma de inclusão do deficiente físico nas aulas de educação física, possibilita uma maior consciência corporal assim como sua integração no contexto escolar.
Abstract: This work through systematic bibliographic research, aiming to analyze the importance of wheelchair dance and its artistic development, through its various styles, as a form of expression and communication, through the inclusion made in Physical Education classes . People with physical disabilities, historically, have always been abandoned, abolished and confined by society, being victims of all forms and prejudices. Over time, they began to demand their rights, take an active part in society and show themselves as citizens in all social spheres, such as schools, the job market, in the arts and also in sports. Dance has the ability to improve the individual, with its practice of freedom of expression and communication. In addition to being a physical activity that promotes the well-being of bodies and minds, it also improves quality of life. Dance provides self-knowledge through touch, increasing body awareness. muscle relaxation, benefiting physical, motor, neurological and intellectual development. Wheelchair dancing as a way of including the physically disabled in physical education classes, allows for greater body awareness as well as their integration in the school context.
Keywords: Educação física
Inclusão
Dança em cadeira de rodas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1900
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscilla Borges da Silva 91772.pdf3,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.