Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1909
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA NA INFÂNCIA: atividade X uso de jogos tecnológicos
Other Titles: RONALDO BERNARDES PORTELA
metadata.dc.creator: Portela, Ronaldo Bernardes
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Erondina Leal
metadata.dc.description.resumo: Atualmente tem-se uma grande preocupação em desenvolver hábitos voltados a prática de atividade física na escola, tendo em vista que boas atitudes se iniciam no espaço escolar, podendo ser estimulado para a vida adulta. Este estudo teve por objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre o estilo de vida dos alunos do Ensino Fundamental, visando comparar a prática de atividade física diária com o uso de novas tecnologias. Levando em consideração os fatores do ambiente de moradia, estilo de vida e tempo gasto com atividades ligadas ao uso de tecnologias eletrônicas. Nesse contexto, o estudo tornou-se importante para auxiliar, pais e educadores de crianças com faixa etária entre oito e nove anos de idade na luta contra o sedentarismo das mesmas. Para o desenvolvimento deste estudo realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico abordando os temas estilo de vida, atividade física, importância dos limites impostos pelos pais, infância e jogos tecnológicos. A pesquisa aponta que as crianças de hoje em dia já nascem em um ambiente tecnológico, e este é o alicerce da manutenção das relações sociais, por isso a prática do exercício físico deve se tornar um hábito ainda na infância, para que as crianças cheguem à vida adulta dispostas a pratica de uma atividade física prazerosa.
Abstract: Currently, there is a great concern in developing habits aimed at the practice of physical activity at school, considering that good attitudes begin in the school environment and can be encouraged into adulthood. This study aimed to conduct a bibliographical survey on the lifestyle of elementary school students, in order to compare the practice of daily physical activity with the use of new technologies. Taking into account the factors of the living environment, lifestyle and time spent on activities related to the use of electronic technologies. In this context, the study became important to help parents and educators of children aged between eight and nine years old in the fight against their sedentary lifestyle. For the development of this study, we carried out a bibliographical research approaching the themes of lifestyle, physical activity, importance of limits imposed by parents, childhood and technological games. The research points out that today's children are born in a technological environment, and this is the foundation of the maintenance of social relationships, so the practice of physical exercise should become a habit even in childhood, so that children reach the adult life willing to practice a pleasurable physical activity.
Keywords: Educação física
Qualidade de vida
Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1909
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ronaldo Bernardes Portela 34544.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.