Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1976
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: COMO O JORNALISMO INFANTIL PODE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE
Other Titles: THAIS LEMES PEREIRA
metadata.dc.creator: Pereira, Thais Lemes
metadata.dc.contributor.advisor1: Azze, Marco Antônio
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem o objetivo de explorar como o jornalismo infantil pode participar da construção da identidade da criança, a partir do momento que coloca em confronto as crenças e ensinamentos instituidos por seu grupo social durante o processo de socialização. Além de reconhecer a criança como construtora ativa da própria história, podendo opinar sobre os assuntos que a rodeiam, sua importância para o jornalismo se dá a partir do momento que é preciso reconhecer o diálogo infantil como uma fonte de conhecimento que surge da experiência com o novo. O jornalismo, capaz de proporcionar mediação através da experiência do outro, pode fazer parte da construção da identidade quando dá voz às crianças. não interferindo na concepção de suas ideias e na forma como as divide com as outras pessoas. Quando o jornalismo participa desse processo, precisa reconhecer que a sua importância não está em oferecer um determinado conteúdo ou filtrar a mensagem que chega ao público, para que ele entenda seu significado. Sua importância está na possibilidade que pode abrir de sua mensagem participar da vida do individuo que a recebe, causando uma reflexão do qual o resultado não se tem o controle. A metodologia aplicada é a pesquisa bibliografica, sendo que tais pesquisas serviram como base para o processo de execução do referido produto jornalistico.
Abstract: This study aims to explore how children's journalism can participate in the construction of the child's identity, from the moment he confronts the beliefs and teachings instituted by his social group during the socialization process. In addition to recognizing the child as an active constructor of his own history and being able to express his opinion on the I issues surrounding him, his importance for journalism comes from the moment that it is necessary to recognize children's dialogue as a source of knowledge that arises from experience with new Journalism, capable of providing mediation through the experience of the other, can be part of building identity when giving voice to children, not interfering with the conception of their ideas and how they divide them with other people. When journalism participates in this process, it must recognize that its importance is not in offering a certain content or filtering the message that reaches the public, so that it understands its meaning. Its importance lies in the possibility that can open its message to participate in the life of the receiving individual, causing a reflection from which the result is not in control The applied methodology is the bibliographical research, being that such research served as basis for the process of execution of said journalistic product
Keywords: Criança
Jornalismo infantil
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1976
Issue Date: 5-Mar-2017
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Silva de Moraes 161308.pdf5,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.