Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2066
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO: UMA REFLEXÃO VOLTADA PARA QUALIDADE
Autor(es): Carvalho, Ana Caroline
Primeiro Orientador: Menegatto, Eliane Maria Morais
Resumo: Este trabalho analisa a Avaliação no processo de ensino e aprendizagem em uma proposta voltada para qualidade de ensino. É importante entender o educando e seu processo de aprendizagem através das avaliações continuas e compartilhadas vivenciadas em sala de aula. A finalidade desta pesquisa é mostrar como acontece o processo de avaliação da aprendizagem, visões e dimensões da avaliação e, como os professores a utilizam, visando o aluno e seu cotidiano, sempre voltado para uma qualidade de ensino. A pesquisa teórico bibliográfica realizou-se com a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, em sua amplitude, nos aspectos que lhe dão a devida relevância, com suporte em referenciais de autores como Luckesi. (1998, 2002). Hoffmann, (2005), Esteban (2001). Delors (2002.2010) entre outros, que têm oferecido contribuições e que serviram para execução desse estudo, e da legislação vigente ao tema. A avaliação é indissociável da aprendizagem ao contexto do educando, família e escola, enquanto é concebida como problematização, questionamento reflexão sobre a ação. O estudo trouxe o entendimento da importância de agregar o conhecimento no contexto avaliativo numa visão de totalidade, de formação de valores. competências e habilidades, estabelecendo assim objetivos a serem alcançados tanto para alunos, quanto para professores, tendo em vista que a aprendizagem é um processo continuo e compartilhado, em busca da qualidade.
Abstract: En este trabajo se analisa la evaluación en el processo de enseñanza y aprendizaje en una propuesta enfocada a la calidad educativa. Es importante entender el alumno y el processo de aprendizaje através de las revisiones continuas y compartidas con experiência en el aula. El própostio de esta investigación es mostrar como se hace el processo de evaluación del aprendizaje, opiniones y dimensiones de la evaluación y como maestros a utilizar dirigido a los estudiantes y su vida diária, siempre frente a una calidad de la enseñanza là búsqueda en la literatura teórica se llevo acabo con la reflexión sobre la evaluación del aprendizaje, su extensión, los aspectos que le dan la debida importancia, apoyados por autores de referencia como Luckesi. (1998, 2002), Hoffmann, (2005) Estehan, (2001) Delors, (2002, 2010), entre otros, han oferecido contribuiciones y que servió para llevar a cabo este estudio, y la ley aplicable a la cuestión. La evaluación es inseparable de aprendizaje al contexto estudiante. la familia y la escuela, ya que se concibe con el interrogatorio el cuestionamiento, la reflexión sobre la acción. El estúdio trajo la comprensión de la importancia de agregar conocimiento en el contexto evaluativo uma totalidade de visión, la formación de velaores habilidades y capacidades, estabeleciendo ust los objetivos a alcanzar, tanto para los alumnos y para los profesores, con el fin de que el aprendizaje es unt processo continuo y compartido en la busqueda de la calidad.
Palavras-chave: PROCESSO DE AVALIAÇÃO
APRENDIZAGEM
QUALIDADE DE ENSINO
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2066
Data do documento: 23-Jun-2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Caroline Carvalho.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.