Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Naves, Ana Cristina-
dc.creatorRosa, Bruna Rafaela-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:26:48Z-
dc.date.available2021-11-09-
dc.date.available2021-11-09T13:26:48Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2069-
dc.description.abstractThis work describes the children's cognitive development of children between 4 and 5 years. Has the main objective of reflecting on the importance of playfulness and the relationship that this development of children's learning and their appropriations. Search used literature in different authors as to the definition of toy and games, Treats the design with essential activity for the child in early childhood education. Vygotsky, Piager and Luquet, and about its evolution, its thinking and acting in the educational process. The construction of this knowledge and creativity if happen from coexistence with teacher as Mediator of knowledge, interaction with other people and with the objects. By imitating the child is familiar with the image itself, creating your identity, becoming a standalone and active in society. In this context, the drawing is of utmost importance to capacity-building and development for imaginary written, which promotes literacy The analysis showed that the child education Child is able to express their wishes, feelings from his playful and capacity expressive, as a contribution to the school development.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve o desenvolvimento cognitivo infantil de crianças entre 4 e 5 anos. Tem como objetivo principal refletir sobre a importância do lúdico e a relação que este tem como desenvolvimento da aprendizagem infantil e suas apropriações. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, em diferentes autores como para a definição do brinquedo e brincadeiras. Discute o desenho com atividade essencial para a criança na Educação Infantil. em Vygotsky. Piaget e Luquet, e sobre a sua evolução, seu pensar e agir no processo educativo. A construção desse conhecimento e a criatividade se acontecem a partir da convivência com professor como mediador do conhecimento, da interação que se estabelece com as outras pessoas e com os objetos. Por meio da imitação a criança se familiariza com a própria imagem, criando sua identidade, tornando-se um ser autónomo e ativo na sociedade. Neste contexto o desenho essencial para o desenvolvimento das capacidades imaginárias e evolução para a escrita, o que favorece a alfabetização. A análise evidenciou que a criança da Educação Infantil é capaz de expressar seus desejos, sentimentos a partir de sua capacidade lúdica e expressiva, como contribuição para o desenvolvimento escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Paulino (regiane.paulino@unis.edu.br) on 2021-11-09T13:26:48Z No. of bitstreams: 1 Bruna Rafaela Rosa.pdf: 2625959 bytes, checksum: 94e8c6a6e604568e4632082c6b33adf9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T13:26:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Rafaela Rosa.pdf: 2625959 bytes, checksum: 94e8c6a6e604568e4632082c6b33adf9 (MD5) Previous issue date: 2016-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFATEPSpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO COGNITIVOpt_BR
dc.subjectCRIATIVIDADEpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Rafaela Rosa.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.