Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2069
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL
metadata.dc.creator: Rosa, Bruna Rafaela
metadata.dc.contributor.advisor1: Naves, Ana Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento cognitivo infantil de crianças entre 4 e 5 anos. Tem como objetivo principal refletir sobre a importância do lúdico e a relação que este tem como desenvolvimento da aprendizagem infantil e suas apropriações. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, em diferentes autores como para a definição do brinquedo e brincadeiras. Discute o desenho com atividade essencial para a criança na Educação Infantil. em Vygotsky. Piaget e Luquet, e sobre a sua evolução, seu pensar e agir no processo educativo. A construção desse conhecimento e a criatividade se acontecem a partir da convivência com professor como mediador do conhecimento, da interação que se estabelece com as outras pessoas e com os objetos. Por meio da imitação a criança se familiariza com a própria imagem, criando sua identidade, tornando-se um ser autónomo e ativo na sociedade. Neste contexto o desenho essencial para o desenvolvimento das capacidades imaginárias e evolução para a escrita, o que favorece a alfabetização. A análise evidenciou que a criança da Educação Infantil é capaz de expressar seus desejos, sentimentos a partir de sua capacidade lúdica e expressiva, como contribuição para o desenvolvimento escolar.
Abstract: This work describes the children's cognitive development of children between 4 and 5 years. Has the main objective of reflecting on the importance of playfulness and the relationship that this development of children's learning and their appropriations. Search used literature in different authors as to the definition of toy and games, Treats the design with essential activity for the child in early childhood education. Vygotsky, Piager and Luquet, and about its evolution, its thinking and acting in the educational process. The construction of this knowledge and creativity if happen from coexistence with teacher as Mediator of knowledge, interaction with other people and with the objects. By imitating the child is familiar with the image itself, creating your identity, becoming a standalone and active in society. In this context, the drawing is of utmost importance to capacity-building and development for imaginary written, which promotes literacy The analysis showed that the child education Child is able to express their wishes, feelings from his playful and capacity expressive, as a contribution to the school development.
Keywords: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CRIATIVIDADE
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2069
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Rafaela Rosa.pdf2,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.