Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2087
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e transformações necessárias
metadata.dc.creator: Moreira, Mariana Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Naves, Ana Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe uma reflexão acerca dos Métodos de alfabetização, seus princípios e transformações necessárias em prol de um processo de alfabetização inicial significativo, efetivo e consolidado. Tal abordagem se faz necessária tendo em vista uma prática mais efetiva e significativa na vida profissional futura. A pesquisa poderá agregar muitos saberes e trazer novas práticas e métodos que contribuíram para o ensino aprendizado, contribuindo o docente um profissional competente, que domina habilidades especificas para área que vai ensinar. O objetivo da pesquisa é possibilitar ao leitor uma visão mais ampla sobre o que é o processo de Alfabetização e Letramento, sua importância na formação do discente, sabendo que estes processos são diferenciados, mas caminham em sintonia, são processos indissociáveis. Para se chegar a um fim, precisam-se de metodologias claras. Este intento foi conseguido mediante revisão bibliográfica de forma a fomentar um maior conhecimento e melhores práticas aos atuais e futuros alfabetizadores. O estudo contribuirá para que o docente possa achar meios mais adequados para sua prática pedagógica, sendo este um processo complexo que exige que as profissionais sejam dotados de uma formação teórica que o capacite compreender como se dá o processo de aquisição de conhecimento da criança nos ano iniciais.
Abstract: This work proposes a reflection of literacy methods and its principles and transformations necessary to a process of effective early literacy significant and consolidated. The approach is necessary in view of the most effective practices in future employment. The research will bring a lot of knowledge and new practices that will contribute to learning, it will bring contribute to the professional for specific skills in the area that professional will teach. The research objective is to enable the reader a broder view on the process of literary, the importance of research in the formation of students, showing that the processes are different but go together This purpose has been achieved buy bibliographic revision and a greater knowedge and practices to the teachers future. The study will help them to find appropriate methods for teaching which this is a complex process that requires a theoretical formation of profesionals that enables them to understand as the process of knowledge by children in the early school years.
Keywords: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
METODOLOGIAS
ANOS INICIAIS
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2087
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Brito Moreira.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.