Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2101
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESNVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Leopoldino, Thamiris Aparecida de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Magalhães, Glória Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Este artigo discute a música como ferramenta pedagógica na educação infantil. A música cria possibilidades para o envolvimento da criança em um processo de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de seus sentidos. Trata-se as formas de interação dos professores e dos educando envolvendo a música e com os demais eixos de trabalho da Educação Infantil, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas, através da interdisciplinaridade. O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições quea música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar e a forma como é usada pelos educadores que atuam na área. Realizando-se uma breve revisão bibliográfica através de artigos e obras que tratam do assunto, foi possível verificar a importância do aprendizado da música na socialização e aprendizagem da criança. conhecendo a dinâmica do ensino dentro de sala e observando que o trabalho na área de música traz diversidade no quesito de ensinar a musicalização. No entanto, o trabalho docente é considerado de fundamental importância visto que contribui para o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Portanto, uma nova concepção musical que considere este eixo como um significativo conteúdo escolar, a música como uma linguagem onde o conhecimento é construido.
Abstract: This article discusses music how a pedagogic tool in child's education. The music reates possibilities for the child's involvement in a process of learning that advantages the development of their senses. Feel the types of the music interaction with the others axes of the Child's Education works, that is, how music can help in several pedagogic activities, by means of interdisciplinary. The purpose in general of this study was to analyze the contributions that music can offer for the child's development preschool age and the way its used for educators that act in this area. Realizing a fast bibliography through articles and literary works about the issue. It was possible to verify the importance of the music's learning in the socialization and child's learning, knowing the dynamic of the teach in classroom and observing that the work in the music's area can join a big diversity when talking about teach and musicalization. However, the teaching job is considered a fundamental importance since that contributes for the process of the development of the child in the Child's Education. Therefore, a new music conception that considers this axis how a significant school content, music can conceive how a language which knowledge is built.
Keywords: MÚSICA
EDUCAÇÃO INFANTIL
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2101
Issue Date: 26-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thamiris Aparecida de Paula Leopoldino.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.