Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2131
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DA MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS POR MEIO DA DISCIPLINA DE ARTES
Autor(es): Souza, Aline Nogueira
Primeiro Orientador: Gomes, Celso Augusto dos Santos
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o ensino da música através da disciplina artes, como conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais visando uma aprendizagem duradoura e efetiva para os alunos das séries iniciais. Sugere-se neste texto que nas propostas curriculares seja inserida a disciplina artes, objetivando o ensino aprendizagem, pois o curriculo deve consistir em um conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais selecionados dos bens culturais disponíveis, transformados em saber escolar (portanto, suscetíveis de serem ensinados e apropriados pelos alunos) por um processo de adequação entre conhecimentos e habilidades socialmente necessários e as condições socioculturais e psicológicas de alunos, tendo em vista uma aprendizagem duradoura e efetiva, procurando, também suprir as dificuldades de aprendizagem e o de incluir os alunos na escola, e quem sabe, buscando por possibilidades de se evitar o fracasso e a evasão escolar. A metodologia utilizada neste trabalho é estritamente bibliográfica, utilizando-se de pesquisa em livros, revistas pertinentes ao assunto e internet. Os resultados apontam que a educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artistico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Abstract: This article aims analize the music teaching trough the arts discipline as set of knowledge and intellectual skills seeking a last effective learning for students of the initial series. It is suggested in this curriculum proposals is insert arts discipline aiming at learning. because the curriculum must consent a set of knowledge and select intellectual abilities of available cultural assets transformed into school knowledge (so susceptibile to being taught and appropriate for students) by a process of adaptation and knowledge being socially necessary skills and socio-cultural and psicological conditions of students, with a view to lasting and effective learning, looking, also meet the difficulties of aprendizage and include students and the school, and who knows, searching for chances of avoid failure and truancy. The methodology used in this study is strictly bibliographic using research in books, magazines on topic and internet. The result show that education in art enables the development of artistic thought and aesthetic perception, featuring an own way to organize and make sense of human experience, the students develops his sensivity perception and imagination, both when performing art forms and in action to appreciate and understand the forms producet by him and friends in nature and in different cultures.
Palavras-chave: ESCOLA
ENSINO
ARTE
MÚSICA
APRENDIZAGEM
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2131
Data do documento: 11-Set-2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Nogueira Souza.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.