Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2132
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL E AS RELAÇÕES SOCIAIS
metadata.dc.creator: Bento, Ana Karoline Arcangelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Mônica Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata da socialização na educação infantil, em uma perspectiva humanizante e idadă. Tal abordagem se faz necessária, pois passa a considerar a educação infantil como processo essencial para o futuro educacional e para a formação plena das crianças, facilitando sua inserção nos anos seguintes e também em sua formação integral, produtiva e social. O objetivo é analisar a importância das práticas escolares utilizadas para a adaptação e socialização nesta primeira etapa da educação básica, e os elementos que interferem para que essa iniciação seja abrangente ás necessidades dos pequenos. Apresenta métodos facilitadores que podem contribuir para a socialização dos pequenos, através de brincadeiras e jogos. Este propósito será conseguido mediante pesquisa bibliográfica, através de livros sobre a história social da criança e seu desenvolvimento e a importância das práticas lúdicas utilizadas na Educação Infantil, concluímos que o periodo da infância é fase crucial para a adaptação ao meio social e à ampliação de conhecimentos, por se relacionar com os educadores e com os demais integrantes da instituição de ensino. Isso por meio de um processo dinâmico com constantes interações e aprendizados, beneficiando todos os seus envolvidos de maneira totalizada.
Abstract: This paper treats the socialization at children's education, in an educational, in a humanizing and citizen perspective. Such approach is necessary because the quality of children's education period is considered vital for the educational future and for the social development of children. The importance of school practices used for adaptation and socialization in this first stage of basic education, as well as the elements that intervene to become this initiation all-encompassing to the needs of small children. It shows the importance of social relationships for children's development and emphasizes the use of fun and games as great potential resources in the school environment, through books on the social history of the child and its development and the importance of play practices used in kindergarten, we conclude that the period of childhood is crucial phase for adaptation to the social environment and the expansion of knowledge by relating to the educators and other members of the educational institution. Such expansion is reached within a dynamic process with constant interactions and learnings, benefiting everybody who is involved. This purpose will be achieved by hibliographic research.
Keywords: INFÂNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL
SOCIALIZAÇÃO
BRINCADEIRAS E JOGOS
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2132
Issue Date: 24-Aug-2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karoline Arcangelo Bento.pdf5,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.