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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DISLEXIA E ESCOLA: identificação precoce
metadata.dc.creator: Garcia, Pamela Guimarães Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Scheilla Guimarães de
metadata.dc.description.resumo: Existe uma espécie de fantasma que assombra as salas aula brasileiras. Ele atende pelo nome de dislexia e é corresponsável pelas dificuldades de milhões de crianças, sobretudo nas séries iniciais. É quase consenso que esse distúrbio é um obstáculo que impede o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Especialistas no assunto discordam dessa análise e dizem que ela tem sido usada para justificar o fracasso escolar e a evasão e, com isso, muitos tiram o foco da baixa qualidade do ensino, deixando os alunos como únicos responsáveis pelas deficiências da escola. Grande parte dos estudantes que escrevem as letras invertidas na alfabetização ou cometem erros de ortografia agem assim porque essas ocorrências são normais no processo de aquisição da linguagem escrita. E o objetivo desse trabalho é desmistificar conceitos que permeiam a dislexia na mente de muitos profissionais que atuam na escola, com identificação precoce no âmbito escolar O trabalho revela que muitos profissionais encontram-se equivocados quando se trata de dislexia em sala de aula, tratando-a de forma errônea.
Abstract: There is a kind of ghost that haunts the Brazilian classrooms. He goes by the -ame of dyslexia and is co-responsible for the difficulties of millions of children, especially in the early grades. It is almost a consensus that this disorder is an obstacle preventing the full development of reading and writing. Subject matter experts disagree with this analysis and say that it has been used to justify the school failure and dropout, and with it, many have taken the focus of the low quality of education, leaving students alone responsible for the shortcomings of the school. Most students who write letters reversed in literacy or make mistakes in spelling do so because these are normal occurrences in the acquisition of written language. And the aim of this article is to demystify concepts underlying dyslexia in the minds of many professionals who work in schools with early identification and intervention in the school setting. The work reveals that many professionals are mistaken when it comes to dyslexia in the classroom treating it wrongly.
Keywords: DISLEXIA
DISTÚRBIO
LINGUAGEM ESCRITA
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2148
Issue Date: 23-Apr-2014
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