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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A BUSCA POR ENGAJAMENTO ENTRE OS COLABORADORES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO INTERNA: um estudo de caso da unidade de uma multinacional no Sul de Minas
metadata.dc.creator: Mendonça, Henrique Andrade
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a Comunicação Empresarial focada na Comunicação Interna. Tal abordagem se faz necessária devido a comunicação interna ter se tornado um mecanismo influenciador na formação de opinião dos colaboradores da organização, desta forma, as organizações se realocaram e efetuaram mudanças em suas prioridades, uma vez que o engajamento dos colaboradores é essencial para o andamento do negócio. O propósito deste estudo é investigar os resultados propostos pela organização através da implantação e posterior implementação de uma estrutura de comunicação interna. Este propósito será alcançado através do estudo de caso na unidade de uma multinacional em Varginha no sul de Minas Gerais, que conta com a implantação de uma estrutura para comunicação interna a cerca de dois anos. O estudo evidenciou que através de um questionário subdivido em três seções a fim de demonstrar os níveis de maturidade de Recursos. Engajamento é Avaliação, foi possível visualizar que houve um impacto positivo sobre a cultura organizacional com as mudanças aplicadas, aumento considerável no número relativo ao engajamento dos colaboradores com a organização e consequentemente for possível visualizar os benefícios através dos diagnósticos apresentados, concluindo assim os. objetivos deste estudo.
Abstract: This paper discusses Corporate Communication focused on Internal Communication. Such approach is necessary because internal communication has become an influential mechanism in shaping the opinion of the organization's employees, thus, organizations have relocated and made changes in their priorities, since the engagement of employees is essential for the progress of the business. The purpose of this study is to investigate the results proposed by the Organization through the implantation and subsequent implementation of an internal communication structure. This purpose will be achieved through a case study in the unit of a multinational company in Varginha, in the south of Minas Gerais, which has had an internal communication structure implemented for about two years. The study showed that through a questionnaire subdivided into three sections in order to demonstrate the maturity levels of Resources, Engagement and Evaluation, it was possible to visualize that there was a positive impact on organizational culture with the changes applied, a considerable increase in the number related to the engagement of employees with the Organization and consequently it was possible to visualize the benefits through the diagnoses presented, thus concluding the objectives of this study.
Keywords: ENGAJAMENTO
COLABORADORES
COMUNICAÇÃO INTERNA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2159
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Jornalismo

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