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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Laís Borges-
dc.creatorResende, Márcia Aparecida-
dc.date.accessioned2022-01-28T17:48:15Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-28T17:48:15Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2171-
dc.description.abstractThis work aims to figure out adult literacy as a social right based on guidelines defined by legislation. It was asked how it is possible to alphabetize subjects who get to schools loaded with a sociocultural and historical burden. but so marked by exclusion. The methodology of this study was based on bibliographical research, having as essential foundation ideas of educator Paulo Freire and his proposal for adult literacy. Thus, the present article made it possible to better understand how adult literacy occurs from the Freirean perspective. The conclusion points to the need for the availability of public policies that can eradicate absolute illiteracy and reduce functional illiteracy rates through pedagogical practices that meet the needs of young people and adults from the underprivileged classes of the population.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização de adultos como um direito social, tendo por base diretrizes definidas pela legislação. Questionou-se sobre como é possível alfabetizar sujeitos que chegam às escolas carregados de bagagem sociocultural e histórica, mas tão marcados pela exclusão. A metodologia deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação essencial ideias do educador Paulo Freire e sua proposta de alfabetização de adultos. Dessa forma, o presente artigo possibilitou compreender melhor como acontece a alfabetização de adultos na perspectiva freiriana. A conclusão aponta a necessidade da disponibilização de políticas públicas que possam erradicar o analfabetismo absoluto e diminuir os índices de analfabetismo funcional, por meio de práticas pedagógicas que atendam às necessidades de jovens e adultos das classes desfavorecidas da população.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Damaris Costa (damaris.costa@unis.edu.br) on 2022-01-28T17:48:15Z No. of bitstreams: 1 Laís Borges de Carvalho.pdf: 222007 bytes, checksum: 46008f2e2adba8f1a6afc1f2113adb85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-28T17:48:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Laís Borges de Carvalho.pdf: 222007 bytes, checksum: 46008f2e2adba8f1a6afc1f2113adb85 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.relation.ispartofALFABETIZAR NA IDADE ADULTA A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpt_BR
dc.subjectENSINO APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleALFABETIZAR NA IDADE ADULTA A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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