Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2171
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : ALFABETIZAR NA IDADE ADULTA A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOS
metadata.dc.creator: Carvalho, Laís Borges
Resende, Márcia Aparecida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a alfabetização de adultos como um direito social, tendo por base diretrizes definidas pela legislação. Questionou-se sobre como é possível alfabetizar sujeitos que chegam às escolas carregados de bagagem sociocultural e histórica, mas tão marcados pela exclusão. A metodologia deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação essencial ideias do educador Paulo Freire e sua proposta de alfabetização de adultos. Dessa forma, o presente artigo possibilitou compreender melhor como acontece a alfabetização de adultos na perspectiva freiriana. A conclusão aponta a necessidade da disponibilização de políticas públicas que possam erradicar o analfabetismo absoluto e diminuir os índices de analfabetismo funcional, por meio de práticas pedagógicas que atendam às necessidades de jovens e adultos das classes desfavorecidas da população.
Resumen : This work aims to figure out adult literacy as a social right based on guidelines defined by legislation. It was asked how it is possible to alphabetize subjects who get to schools loaded with a sociocultural and historical burden. but so marked by exclusion. The methodology of this study was based on bibliographical research, having as essential foundation ideas of educator Paulo Freire and his proposal for adult literacy. Thus, the present article made it possible to better understand how adult literacy occurs from the Freirean perspective. The conclusion points to the need for the availability of public policies that can eradicate absolute illiteracy and reduce functional illiteracy rates through pedagogical practices that meet the needs of young people and adults from the underprivileged classes of the population.
Palabras clave : EJA
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ENSINO APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2171
Fecha de publicación : 30-nov-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Laís Borges de Carvalho.pdf216,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.