Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2172
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: DESEMPENHO DOS ALUNOS COM TDA/H (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) NAS ESCOLAS
metadata.dc.creator: Marangão, Kethellen Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva o levantamento de questões relacionadas ao desempenho escolar de alunos com TDA/H em sala de aula, bem como a atuação dos professores neste cenário, pois é sabido que as dificuldades enfrentadas por ambos, no desenvolvimento e aprendizagem do proposto no currículo escolar, são inúmeras. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório em uma escola do Sul de Minas Gerais, no ano de 2020, que levou em consideração o aproveitamento de turmas com e sem alunos com TDA/H. Pode ser observado, a partir de um gráfico comparativo, que o aproveitamento escolar dos alunos com TDA/H foi tão bom quanto o dos alunos que não possuíam laudo médico. Esse resultado foi obtido pois os dados foram coletados a partir da aplicação de metodologias diferenciadas durante o processo de aprendizagem, levando à conclusão de que, quando respeitadas as limitações e executadas ações de intervenção de forma adequada, não há perda de aproveitamento no aprendizado. Sabe-se que muitos desafios são enfrentados durante a formação na Educação Básica pelos alunos com TDA/H, mas quando existe a participação familiar, juntamente com a comunidade escolar, o sucesso é perceptível.
Abstract: This work aims to raise issues related to the academic performance of students with ADHD in the classroom, as well as the teachers’ role in this scenario, as it is known that the difficulties faced by both, in the development and learning of what is proposed in the school curriculum, are numerous. For this, an exploratory field research was carried out at a school in the south of Minas Gerais, in 2020, which took into account the use of classes with and without students with ADHD. It can be seen, from a comparative graph, that the school performance of students with ADHD was as good as that of students who did not have a medical report. This result was obtained because the data were collected from the application of different methodologies during the learning process, leading to the conclusion that, when the limitations are respected and intervention actions performed properly, there is no loss of achievement in learning. It is known that many challenges are faced during training in Basic Education by students with ADHD, but when there is family participation, along with the school community, success is noticeable
Keywords: DESEMPENHO
TRANSTORNO
TDA/H
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2172
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kethellen Maria Marangão.pdf377,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.