Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2178
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Autor(es): Maciel, Brendally Maria Ribeiro de Lima
Barbosa, Erondina Leal
Resumo: A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, visto que ela tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida. Esse movimento possibilita a expressão individual da criança por meio de atividades, criando, interpretando e se relacionando com o mundo à sua volta. O principal objetivo deste estudo foi analisar a importância da psicomotricidade na aprendizagem na Educação Infantil e anos iniciais, e investigar como a atividade psicomotora auxilia a criança a conhecer seu corpo e a noção sobre o que ela consegue fazer. Assim sendo, o estudo buscou observar como a psicomotricidade tem sido associada ao desenvolvimento infantil, no processo de aprendizagem. O estudo conclui que o trabalho bem orientado da atividade de psicomotricidade contribui, significativamente, com o debate acerca do desenvolvimento infantil e da aprendizagem da criança, garantindo situações favoráveis de aprendizagem.
Abstract: Psychomotricity significantly contributes to the formation and structuring of the body scheme, as its main objective is to encourage the practice of movement in all stages of life. This movement enables the child's individual expression through activities, creating, interpreting and relating to the world around them. The main objective of this study was to analyze the importance of psychomotricity in learning in Kindergarten and early years, the psychomotor activity helps children to know their body and the notion of what they can do. Thus, it has been associated with development in the learning process, in addition to being used to benefit the physical and mental development of children. Thus, we conclude that this work significantly contributed to the debate about the development and learning of children, ensuring favorable learning situations.
Palavras-chave: PSICOMOTRICIDADE
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2178
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brendally Maria Ribeiro.pdf389,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.