Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2199
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RECONHECIMENTO DE FALHAS POR IMAGENS: um estudo sobre o incremento de inteligência artificial no processo de detecção de não conformidades
Autor(es): Silva, Cláudio Estevam Leita da
Primeiro Orientador: Alves, Alessandro Ferreira,
Resumo: Este trabalho teve como objetivo construir uma solução para ser implantada no processo de controle de qualidade com a finalidade de tornar os procedimentos de localização e classificação de falhas mais rápido e preciso. Sendo, para isso utilizado as redes neurais, que é um algoritmo capaz de inferir sobre um tipo de problema que os dados de entrada mais se aproximaram, além disso, é uma ferramenta que trabalha bem com um grande volume de dados, sendo que o trabalho com imagens o volume de informações é muito superior que um simples problema com entradas e saídas com poucas dezenas de entradas. Por fim o modelo construído se mostrou possível, sendo que atingiu uma precisão relativamente satisfatória para o objetivo inicial que era verificar se realmente tal aplicação seria possível, com isso se torna viável novos trabalhos sobre a possibilidade de melhoramento do algoritmo a fim de aumentar seus resultados e aplicar o algoritmo em situações reais.
Abstract: This work aimed to build a solution to be implemented in the quality control process in order to make the procedures for locating and classifying faults faster and more accurate. For this, neural networks are used, which is an algorithm capable of inferring about a type of problem that the input data came closest to, in addition, it is a tool that works well with a large volume of data, and the work with images the volume of information is much greater than a simple problem with inputs and outputs with a few dozen inputs. Finally, the constructed model proved to be possible, and it reached a relatively satisfactory precision for the initial objective, which was to verify if such an application would really be possible. apply the algorithm in real situations.
Palavras-chave: CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS
REDES NEURAIS NO CONTROLE DA QUALIDADE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA LOCALIZAÇÃO DE FALHAS MECÂNICAS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2199
Data do documento: 7-Nov-2021
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudio Estevam Leite da Silva.pdf820,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.