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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ACELERAÇÃO DE INOVAÇÃO: melhoria de processo adquirindo velocidade, confiabilidade e redução de custo
metadata.dc.creator: Barroso, Gabriel Julidori
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Luiz Carlos Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa apresentar o estudo da metodologia de capacitação de inovação e suas etapas, para a obtenção de aceleração em processos inovadores para seu dia a dia pessoal e empresarial, assim, com o objetivo de gerar como um resultado final a criação e a implantação de uma ferramenta que possa auxiliar determinada empresa na confiabilidade de dados gerados, estes que são produzidos por colaboradores que se encontram ligados diretamente na operação que é executada ao decorrer de seus trabalhos. Para a conclusão do objetivo final foi utilizado a metodologia de Design Thinking, tendo como foco a evolução profissional e pessoal dos participantes que foram escolhidos pelo grupo diretor do Porto Seco Sul de Minas, onde, a ferramenta possibilita uma nova visão para os colaboradores que são capacitados por ela. Tais características pessoais e profissionais foram obtidas através de treinamentos, com o objetivo de inovar, criar, adquirir uma solução para um determinado problema, sendo ele pertinente ou não em seu local de trabalho, independente da área a ser executado. Com a aplicação de tal melhoria, se espera gerar uma redução significativa de custos, tempo de trabalho e agressão ao meio ambiente, com isto, minimizando os impactos ambientais e acelerando as etapas a serem cumpridas ao decorrer da jornada de trabalho por cada colaborador. A partir do problema identificado, que é a comunicação e transferência de informações entre setores e a confiabilidade da informação transmitida entre eles, a partir destas informações que foi criada uma determinada solução, totalmente online, confiável e ágil, onde que esta solução e suas etapas são descritas ao decorrer desta monografia. Como ação final, a melhoria implantada atingiu tal nível de satisfação que foi replicada para outras área e afins dentro do Porto Seco Sul de Minas, com o objetivo de ampliar a confiabilidade e velocidade de operações frequentes, a melhoria e inovação dos processos já existentes internamente. Obtendo como resultado final a alta satisfação de colaboradores operacionais, gestores, diretores, clientes e representantes de órgãos públicos como a Receita Federal Brasileira, tendo em vista que tal ferramenta adquirida como conclusão tem a função de atender demandas relacionadas diretamente com para todos estes envolvidos.
Abstract: This thesis seeks to present the study of the capacitation of innovation methodology and its stages in order to obtain the acceleration of innovative processes for personal and professional daily routines, thus aiming, as a final result, the creation and implementation of a tool that can assist a certain company in generating reliable data produced by collaborators who find themselves directly connected to the operation executed over the course of their workday. For the conclusion of the final objective, the Design Thinking methodology was used, foscusing on the personal and professional development of the participants who were chosen by the Porto Seco Sul de Minas, where the tool makes it possible for collaborators who are capacitaded by it to have a new vision. Such personal and professional traits were obtained through training, with the aim to innovate, create and acquire a solution for a certain problem, being it pertinent or not in the workplace, regardless of the department it would be executed in. The application of such improvement is expected to result in the significant reduction of costs, labour hours and damages to the environment, thus minimizing environmental impacts and accelerating the accomplishment of necessary stages during each collaborator’s workday. From the identified problem, which is the communication and information transfer between departments and the reliability of such information, a determined solution was created, completely online, trustworthy ang agile. Said solution and its stages are described throughout this thesis. As a result, the implemented improvement achieved such satisfaction levels that it was replicated in other departments within Porto Seco Sul de Minas, with the goal to extend the reliability and speed of frequent operations, as well as the improvement and innovation of existing internal processes. The high level of satisfaction of the operational collaborators, managers, directors, clients, and public agencies such as the Receita Federal Brasileira, was achieved as a final result, considering that the previously mentioned tool obtained as a conclusion, has the purpose of meeting demands directly related to all parties involved.
Keywords: INOVAÇÃO
CAPACITAÇÃO
DESIGN THINKING
MEIO AMBIENTE
CUSTO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2207
Issue Date: 29-Nov-2021
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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