Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2224
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM COPOS TÉRMICOS: um estudo de caso do copo Stanley®
Autor(es): Silva, Mateus Teodoro Santos
Guedes, Luiz Carlos Vieira
Resumo: O processo de transferência de calor pode ocorrer em diversas áreas do nosso cotidiano e existem três maneiras diferentes para que isso aconteça que são através condução, convecção e radiação. A condução depende do contato entre o corpo quente e o frio, por meio da diferença de temperatura entre duas superfícies ou regiões em um mesmo meio, ocorre mais acentuada em sólidos. A convecção é a transferência de energia que acontecem em líquidos e gases, sendo um fluido em movimento e uma superfície no momento em que eles se encontram em temperaturas diferentes e por último a radiação que depende da razão da emissão de radiação por alguns corpos na forma de ondas eletromagnéticas, que têm o poder de aquecer. No caso da radiação é o processo pelo qual o calor é transferido de um corpo sem o auxílio do meio interveniente, não precisa de meio para ocorrer, diferente da condução e convecção, pois nesse tipo de processo a energia térmica é transferida por ondas eletromagnéticas, que são capazes de se propagar no vácuo, o mesmo tipo de transferência acontece nas garrafas térmicas onde tem o vácuo para evitar que aconteça a convecção, mas acaba acontecendo a radiação. O projeto busca fazer um estudo sobre um copo Stanley®, um copo feito de aço inoxidável, que tem a capacidade de manter a temperatura das bebidas por até 4 horas e meia sem perder calor segundo os fabricantes, o trabalho proposto busca descobrir se esse fato realmente acontece e quais motivos para que o mesmo ocorra.
Abstract: The heat transfer process can occur in several areas of our everyday life and there are three different ways for this to happen which are through driving, convection and radiation. Conduction depends on the contact between a hot and a cold body, through temperature difference between two surfaces or regions in the same medium, more pronounced in solids. Convection is the transfer of energy that takes place in liquids and gases, being a fluid in motion and a surface when they are at different temperatures and finally the radiation which depends on the ratio emission of radiation by some bodies in the form of electromagnetic waves, which have the power In the case of radiation, it is the process by which heat is transferred from a body without the help of the intervening medium, it does not need a medium to occur, unlike conduction and convection, because in this type of process the thermal energy is transferred by edges electromagnetic waves, which are able to propagate in a vacuum, the same type of transfer happens in thermoses where there is a vacuum to prevent convection from happening, but radiation ends up happening.
Palavras-chave: CONDUÇÃO
CONVECÇÃO
RADIAÇÃO
FUNCIONAMENTOS DA GARRAFA TÉRMICA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2224
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS TEODORO SANTOS SILVA (8).pdf680,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.