Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2345
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INTERCONEXÃO DE SABERES
Otros títulos : TAYANE RISSI BRAGA
metadata.dc.creator: Braga, Tayane Rissi
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute questões relacionadas ao ensino de Filosofia para crianças no ensino fundamental anos iniciais. Tal abordagem se justifica diante da ausência desta área de conhecimento no plano curricular nessa etapa escolar. A finalidade da pesquisa é obter fundamentação teórica por meio de revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia para criança, discutir e apresentar resultados de pesquisas realizadas sobre o tema em foco e demonstrar a importância da formação dos profissionais da educação na abordagem do tema em pauta. Este propósito será conseguido a partir da revisão bibliográfica em obras e artigos científicos. O estudo evidenciou a possibilidade de associar o ensino de filosofia para crianças do ensino fundamental anos iniciais de forma interdisciplinar vislumbrando a viabilidade de uma reflexão sobre o homem e suas relações, seja consigo, com o outro, com o conhecimento e com o mundo.
Resumen : This study discusses issues related to the teaching of Philosophy to children in early elementary school. Such an approach is justified given the absence of this area of knowledge in the curriculum at this school stage. The purpose of the research is to obtain theoretical foundation through a literature review on the teaching of philosophy to children, discuss and present results of research carried out on the topic in focus and demonstrate the importance of training education professionals in addressing the topic at hand. This purpose will be achieved from the bibliographical review in scientific works and articles. The study showed the possibility of associating the teaching of philosophy to elementary school children in the early years in an interdisciplinary way, envisioning the feasibility of a reflection on man and his relationships, whether with one another, with the other, with knowledge and with the world.
Palabras clave : Filosofia
Interdisciplinaridade
Ensino Fundamental l
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2345
Fecha de publicación : 29-nov-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tayane24102021 versao final.docx41,82 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.