Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2352
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: ETAPA DE ENSINO: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
Other Titles: MICHELLE SENA DA SILVA SOUZA
metadata.dc.creator: Silva, Michelle Sena da
Magalhães, Glória Lúcia
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tal abordagem justifica-se pela importância de uma observação e investigação dessa travessia, de como tem sido este processo de transição. Pretende-se discutir essa questão que tem gerado uma grande discussão por parte de profissionais da educação e pais de alunos. O estudo tem como propósito identificar os principais objetivos da conclusão da educação infantil e do ingresso no ensino fundamental. Este propósito será realizado por meio da leitura de obras e artigos científicos. O estudo demonstrou que muitas crianças apresentam certas dificuldades de adaptação ao ingressarem no ensino fundamental, e isso pode relacionar-se a ausência de atividades lúdicas, com uso de brinquedos e brincadeiras já não são tão presentes como antes. Agora, o colorido, desenhos das salas de aula dão lugar para letras e números, as carteiras são posicionadas de forma enfileiradas, os erros agora são avaliados por nota. Conclui-se que nesse processo de mudança é indispensável o apoio de toda escola e também familiares.
Abstract: This study analyzes the transition from early childhood education to elementary school. This approach is justified by the importance of an observation and investigation of this crossing, of what this transition process has been like. It is intended to discuss this issue, which has generated a great discussion on the part of education professionals and parents of students. The study aims to identify the main objectives of completing early childhood education and entering elementary school. This purpose will be achieved through research that will be carried out through the reading of works and scientific articles. The study showed that many children present certain difficulties of adaptation when entering elementary school, and this can be related to the absence of playful activities, with the use of toys and games are no longer as present as before. Now, the colorful, classroom drawings give way to letters and numbers, the wallets are positioned in a queued manner, the errors are now evaluated by notes. It is concluded that in this process of change, the support of every school and also of family members is indispensable.
Keywords: Educação Infantil
Ensino Fundamental
Transição
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2352
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLE S 2021.pdf231,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.