Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2365
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Other Titles: CAMILA DE PAULA RAMOS DA SILVA
metadata.dc.creator: Silva, Camila de Paula Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Magalhães, Glória Lucia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a sexualidade na educação infantil, no contexto escolar. Tendo em vista o fato de compreender as dificuldades que a maioria dos professores têm em abordar sobre a sexualidade como tema proposto. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da formação dos professores relacionado com o assunto sexualidade na educação infantil, ampliando os conhecimentos na abordagem do tema em pauta. Este propósito foi conseguido através de uma revisão bibliográfica com artigos pesquisados em sites científicos e obras publicadas na área. Em virtude dos artigos pesquisados, pode-se considerar que é importante o assunto de sexualidade no processo de aprendizagem infantil, pois este é um fator natural de descobertas no desenvolvimento corporal dos alunos. A pesquisa evidenciou que, hoje em dia, é pertinente o estudo da sexualidade no âmbito escolar. Portanto, baseado nesse estudo fica claro, que é importante refletir sobre a postura do educador frente a relação aluno-sexualidade, de forma apropriada ao seu estágio de desenvolvimento.
Abstract: This work addresses sexuality in early childhood education, in the school context. In view of the fact of understanding the difficulties that most teachers have in addressing sexuality with the proposed theme. The aim of this article is to demonstrate the importance of teacher training related to the subject of sexuality in early childhood education, expanding knowledge in addressing the topic at hand. This purpose was achieved through a bibliographic review with articles researched on scientific websites and works published in the area. Due to the researched articles, it can be considered that the issue of sexuality is important in the child learning process, as this is a natural factor of discoveries in the students' body development. The research showed that, today, the study of sexuality in the school environment is pertinent. Therefore, based on this study, it is clear that it is important to reflect on the educator's attitude towards the student-sexuality relationship, in a manner appropriate to their stage of development.
Keywords: Sexualidade
Educação Infantil
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2365
Issue Date: 20-Oct-2020
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Camila.docx41,87 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.