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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS FRENTE AO USUÁRIO DE DROGAS
Título(s) alternativo(s): CÁSSIA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA
Autor(es): Lima, Cássia Cristina de Oliveira
Primeiro Orientador: Osugui, Denise Maria
Resumo: A dependência química é uma doença crônica inserida no grupo de transtorno mental e comportamental devido ao uso e abuso de substâncias psicoativas. Os dados afirmam que pouco mais de 5% da população mundial entre l 5 e 64 anos de idade, usaram drogas ilícitas em 2013. Foram registradas 200 mil mortes relacionadas a drogas em 2012. Desta forma é fundamental que o enfermeiro tenha conhecimento para desenvolver estratégias de prevenção, diagnóstico e acolhimento ao dependente e assim oferecer um tratamento de qualidade e eficiente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento do enfermeiro e do estudante de enfermagem adquirido nos cursos de graduação. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. O levantamento de dados se deu por meio das bases de dados LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, BVSMS, UNIAD, UNODC, livros, revistas e caderno de saúde e foram incluídos trabalhos relacionados com a dependência de drogas publicados em qualquer época. Para a busca de dados foram utilizados os seguintes descritores: enfermagem, dependência de substâncias psicoativas, conhecimento e sua versão em inglês nursing, psychoactive substance dependence e knowledge. Os artigos que se apresentassem em duplicata não foram considerados na apresentação descritivas dos dados. Em seguida os artigos coletados sofreram análise de conteúdo, e posteriormente alocados em três categorias: percepção do discente de enfermagem sobre a dependência de drogas, percepção cio enfermeiro (docente ou não) sobre dependência de drogas e sua atuação na condução de estudos que abordam o tema e uma categoria denominada de outros, onde foram alocados os artigos que não se enquadrassem nas demais categorias. Diante dos critérios adotados foram selecionados 103 ( 100%) publicações. Destas, 31 (30,09%) artigos estavam duplicados, e 9 (8,73%) publicações foram excluídas, sendo 6 dissertações e 3 artigos por não estar relacionado com o objetivo do trabalho, restando 63 artigos que foram analisados. Destes, 9 ( 14,28%) artigos foram encontrados exclusivamente por meio da utilização de descritores em português e 25 (39,68%) artigos exclusivamente por meio da utilização de descritores em inglês e 29 artigos (46,04%) em ambas as estratégias de busca. Dos 63 artigos analisados, 30 (47,62%) foram alocados na categoria: percepção do discente de enfermagem sobre dependência de drogas, 23 (36,51 %) foram alocados na categoria: percepção do enfermeiro (docente ou não) sobre dependência e sua atuação na condução de estudos que abordam o tema e l O ( 15,87%) artigos foram alocados na categoria: outros. Embora haja uma escassez ele publicações abordando o conhecimento do enfermeiro sobre a dependência de drogas, a maioria dos estudos estavam direcionados em avaliar o conhecimento do estudante ele enfermagem sobre o terna, que nesta revisão demostrou grande deficiência.
Abstract: Chemical dependence is a chronic disease within the group of mental and behavioral disorders due to the use anel abuse of psychoactive substances. The data show that just over 5% of the world's popularion between 15 and 64 years of age usecl illicit drugs in 2013. There were 200,000 clrug-related deaths in 2012. ln this way, it is fundamental that nurses have the knowledge to develop drug strategies. Prevention, diagnosis and care of the dependent and thus offer a quality anel efficient treatment. This srudy aims to evaluate the knowledge of nurses anel nursing students acquired in undergraduare courses. Methodology: This rs an integrative literature review. The data collection was clone through the LlLACS - Latin American and Caribbean Health Sciences, VHLS, UNIAD, VNODC, books, journals and health books databases and incluclecl studies related to the dependence of published drugs ln any season. To search for data, the following descriptors were used: nursing, psychoactive substances dependence and knowledge and its English version nursing, psychoactive substance Depcndence and knowledge. The arricles that were presented in duplicate were not considered in the descriptive presentation of the data. The articles were then analyzed in terrns of content, and ]ater classified in three categories: nursing student perception of drug dependence, nurse's perception (teacher or not) about drug addiction and their role in conducting studies that cleal with drug dependence. Theme and a category denominated of orhers, where they were allocated the articles rhat did not fit in the other categories. ln view of rhe adopred cri teria, 103 ( 100%) publications were selected. Of these, 31 (30.09%) articles were duplicated, and 9 (8. 73%) publications were excluded, being 6 dissertations and 3 article because it was not related to the objective of the stucly, remaining 63 articles that were analyzed. Of these, 9 ( 14.28%) articles were found exclusively through the use of descriptors in Portuguese anel 25 (39.68<Yo) articles exclusively through the use of descriptors in English and 29 articles (46.04%) in both Search strategies. Of the 63 articles analyzed, 30 (47.62%) were allocated in the category: nursing student perceptions of drug addiction, 23 (36.51 %) were allocated in the category: nurse perception (teacher or not) on dependence and Their performance in conducting studies that approach the theme and 1 O ( 15.87%) articlcs werc allocated in thc catcgory: others. Although thcre is a shortage of publications addrcssing nurscs' knowledgc about drug dependence, most of the studies were focused on assessing the nursing student's knowledge on the subject, which in this review has shown great dcficiency.
Palavras-chave: Enfermagem
Dependência de substâncias psicoativas
Conhecimentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/237
Data do documento: 30-Nov-2015
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