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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Luiz Carlos Vieira-
dc.creatorFaria, Liniker Pereira de,-
dc.date.accessioned2022-08-19T12:27:35Z-
dc.date.available2022-08-19-
dc.date.available2022-08-19T12:27:35Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2373-
dc.description.abstractAs the Otto cycle motors as thermal machines, they require cooling to take place for them to reach ideal working temperature, which can done with air or water. This work aims to present and illustrate the components of the Otto cycle engines water cooled cooling systems, and later provide a comparison between two vehicles equipped with 3 cylinder engines, which has been a preferable choice among automakers, for its economy and performance, in comparison to four cylinder engines. The depth of this research will aim to present all engine cooling parameters, from the activation of the electric fan, the systems heat dissipation, operating time and also energy use in order to cool the coolant and consequently, the motor. Finalizing with a comparison between the positive and negative points of the two models studied.pt_BR
dc.description.resumoOs motores ciclo Otto por se tratarem de máquinas térmicas necessitam que seja feito o resfriamento até a temperatura ideal de trabalho, que pode ser feito por ar ou por água. Este trabalho tem por finalidade apresentar e ilustrar os componentes do sistema de arrefecimento de motores ciclo Otto refrigerados a agua e posteriormente um comparativo entre dois veículos equipados com motor 3 cilindros, que tem sido cada vez mais a escolha das montadoras, pela economia e desempenho, se comparado aos motores tradicionais de 4 cilindros. O aprofundar dessa pesquisa terá por objetivo apresentar todos os parâmetros do arrefecimento do motor, desde o acionamento do eletroventilador, a dissipação de calor do sistema, o tempo de funcionamento e também a energia utilizada do sistema até o resfriamento do líquido de arrefecimento e consequentemente do motor. Finalizando com um comparativo entre pontos positivos e negativos dos dois modelos estudados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Damaris Costa (damaris.costa@unis.edu.br) on 2022-08-19T12:27:35Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1176027 bytes, checksum: 7827701c40b7286c2351edbee8d12787 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-19T12:27:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1176027 bytes, checksum: 7827701c40b7286c2351edbee8d12787 (MD5) Previous issue date: 2022-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitáriopt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSISTEMApt_BR
dc.subjectELETROVENTILADORpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleSISTEMA DE ARREFECIMENTO MOTOR CICLO OTTO: comparativo entre dois sistemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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