Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2373
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : SISTEMA DE ARREFECIMENTO MOTOR CICLO OTTO: comparativo entre dois sistemas
metadata.dc.creator: Faria, Liniker Pereira de,
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Luiz Carlos Vieira
metadata.dc.description.resumo: Os motores ciclo Otto por se tratarem de máquinas térmicas necessitam que seja feito o resfriamento até a temperatura ideal de trabalho, que pode ser feito por ar ou por água. Este trabalho tem por finalidade apresentar e ilustrar os componentes do sistema de arrefecimento de motores ciclo Otto refrigerados a agua e posteriormente um comparativo entre dois veículos equipados com motor 3 cilindros, que tem sido cada vez mais a escolha das montadoras, pela economia e desempenho, se comparado aos motores tradicionais de 4 cilindros. O aprofundar dessa pesquisa terá por objetivo apresentar todos os parâmetros do arrefecimento do motor, desde o acionamento do eletroventilador, a dissipação de calor do sistema, o tempo de funcionamento e também a energia utilizada do sistema até o resfriamento do líquido de arrefecimento e consequentemente do motor. Finalizando com um comparativo entre pontos positivos e negativos dos dois modelos estudados.
Resumen : As the Otto cycle motors as thermal machines, they require cooling to take place for them to reach ideal working temperature, which can done with air or water. This work aims to present and illustrate the components of the Otto cycle engines water cooled cooling systems, and later provide a comparison between two vehicles equipped with 3 cylinder engines, which has been a preferable choice among automakers, for its economy and performance, in comparison to four cylinder engines. The depth of this research will aim to present all engine cooling parameters, from the activation of the electric fan, the systems heat dissipation, operating time and also energy use in order to cool the coolant and consequently, the motor. Finalizing with a comparison between the positive and negative points of the two models studied.
Palabras clave : SISTEMA
ELETROVENTILADOR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2373
Fecha de publicación : 3-jun-2022
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FINALIZADO.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.