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metadata.dc.type: Dissertação
Título : PRÁTICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO E A INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: estudo de caso do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais
Otros títulos : Liliane Aparecida da Silva Marques
metadata.dc.creator: Marques, Liliane Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Alessandro Ferreira
metadata.dc.description.resumo: As adversidades da oferta equitativa dos Serviços de Saneamento estão inseridas na atualidade com as mudanças climáticas, aquecimento global, escassez dos recursos hídricos e a conscientização da população sobre o uso eficiente da água. Deste modo, as empresas gestoras de Saneamento necessitam de habilidades, gestão de processos com o uso de inovações para ofertar serviços de qualidade à sociedade, administrar os processos de tratamento de água e esgoto de maneira sustentável, de modo que preservem e influenciem o ecossistema. A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência das Práticas de Gestão da Inovação com objetivos sustentáveis no serviço prestado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas – Minas Gerais (DMAE). O estudo teve abordagem qualitativa e quantitativa, e foi realizado por meio de um estudo de caso. A amostra é composta por 45 funcionários do DMAE e por 383 usuários dos serviços prestados pela empresa. Foram examinados os níveis de concordância dos pesquisados com as afirmações sobre Práticas de Gestão de Inovação, Sustentabilidade e Satisfação. Os resultados do estudo apontaram que a empresa gestora de Saneamento utiliza Práticas de Gestão de Inovação e Sustentabilidade, e essas práticas refletem na Satisfação dos Usuários de Serviços de Saneamento e nas condições destes serviços à sociedade, como políticas públicas de universalização dos serviços, saúde, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
Resumen : The adversities of the equitable supply of Sanitation Services are inserted nowadays with climate change, global warming, scarcity of water resources and the awareness of the population about the efficient use of water. Thus, Sanitation management companies need skills, process management with the use of innovations to offer quality services to society, manage water and sewage treatment processes in a sustainable way, so that they preserve and influence the ecosystem. This dissertation aims to analyze the influence of Innovation Management Practices with sustainable objectives in the service provided by the Municipal Department of Water and Sewage of Poços de Caldas - Minas Gerais (DMAE). The study had a qualitative and quantitative approach, and was conducted through a case study. The sample consists of 45 DMAE employees and 383 users of the services provided by the company. The levels of agreement of the respondents with the statements on Innovation, Sustainability and Satisfaction Management Practices were examined. The results of the study pointed out that the Sanitation management company uses Innovation and Sustainability Management Practices, and these practices reflect on the Satisfaction of Users of Sanitation Services and the conditions of these services to society, services, health, sustainable development and quality of life.
Palabras clave : Inovação
Saneamento Básico
Triple Botton Line
Sustentabilidade
Satisfação
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.publisher.program: PPG1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2436
Fecha de publicación : 20-jun-2022
Aparece en las colecciones: Gestão e Desenvolvimento Regional

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