Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2491
Tipo: Artigo de Periódico
Título: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5S: um estudo de caso no setor de ferramentaria em uma indústria do ramo automotivo
Título(s) alternativo(s): Allifer Batista Ramos
Autor(es): Ramos, Allifer Batista
Resumo: Gerir estrategicamente as manutenções realizadas representam ganhos significantes dentro de uma organização, com a competitividade cada vez maior no mercado, aperfeiçoar os métodos se faz necessário. A união da aplicação de um programa de qualidade como o 5S, ao lado do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), podem elevar os indicadores chave de um setor manutentor, investindo poucos recursos. O objetivo desse trabalho é analisar os dados dos indicadores de manutenção de um setor de ferramentaria em uma indústria de fabricação de vedações do ramo automotivo, comparando-os ao antes e depois da implementação do programa 5S. Foram analisados os indicadores de MTBF (Tempo Médio Entre Falhas) e MTTR (Tempo Médio Para Reparo), bem como o impacto positivo gerado com a implementação do programa. O método de pesquisa utilizado consistiu no estudo de caso. Para a realização das análises, foram colhidos os dados de manutenção do setor por meio dos softwares Engeman e SAP, e realizado os cálculos de MTBF e MTTR antes e após o 5S. Os resultados mostraram que a implantação do programa representou ganhos significativos para a ferramentaria, aumentando o tempo médio entre falhas e diminuindo o tempo médio para reparo dos equipamentos.
Abstract: Gerir estrategicamente as manutenções realizadas representam ganhos significantes dentro de uma organização, com a competitividade cada vez maior no mercado, aperfeiçoar os métodos se faz necessário. A união da aplicação de um programa de qualidade como o 5S, ao lado do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), podem elevar os indicadores chave de um setor manutentor, investindo poucos recursos. O objetivo desse trabalho é analisar os dados dos indicadores de manutenção de um setor de ferramentaria em uma indústria de fabricação de vedações do ramo automotivo, comparando-os ao antes e depois da implementação do programa 5S. Foram analisados os indicadores de MTBF (Tempo Médio Entre Falhas) e MTTR (Tempo Médio Para Reparo), bem como o impacto positivo gerado com a implementação do programa. O método de pesquisa utilizado consistiu no estudo de caso. Para a realização das análises, foram colhidos os dados de manutenção do setor por meio dos softwares Engeman e SAP, e realizado os cálculos de MTBF e MTTR antes e após o 5S. Os resultados mostraram que a implantação do programa representou ganhos significativos para a ferramentaria, aumentando o tempo médio entre falhas e diminuindo o tempo médio para reparo dos equipamentos.
Palavras-chave: 5S
Indicadores
Manutenção
CNPq: Engenharias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2491
Data do documento: 20-Nov-2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Allifer Ramos.pdf781,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.