Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE SONO SUBJETIVO EM IDOSOS MORADORES NA ZONA RURAL E URBANA: um estudo comparativo
Título(s) alternativo(s): Dayane Chiceri da Cruz
Autor(es): Cruz, Dayane Chiceri da
Primeiro Orientador: Ferreira, Mônica Beatriz
Resumo: O Brasil vive um avanço no envelhecimento populacional com um aumento significante de seu percentual a cada década, porém existe maior vulnerabilidade a adoecer, ou seja, uma predisposição à doença quem este envelhecido, quanto as principais queixas do idoso, destaca-se a que se referem a padrão de qualidade de seu sono. Acordares noturnos, depressão e dificuldade em manter o sono, a não existência de um sono reparador e sonolência diurna são alterações frequentes que surgem com o envelhecimento. Tratou-se de um estudo comparativo, transversal e quantitativo com objetivo de avaliar e comparar a qualidade de sono de 60 idosos do município de São Thomé Das Letras- MG. Entre os entrevistados 30 são moradores da zona rural e 30 moradores da zona urbana, com idade igual ou maior que 60 anos e residente do local há pelo menos 05 anos, através dos questionários de Caracterização do sujeito, Índice de Qualidade de Sono Pittsburgh (PSQI) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS). Após a coleta os dados foram plotados em planilha de EXCEL do Microsoft 2010, sendo construídas em tabelas e gráficos para estabelecer os resultados, através do programa ANOVA e o teste de Tukey. Por meio desse estudo foi possível comparar a qualidade de sono dos grupos estudados, sendo o sono de maior qualidade presente em idosos da zona rural, com diferença estatisticamente entre os valores coletados.
Abstract: Brazil is experiencing an advance in population aging with an increase significant of its percentage every decade, but there is greater vulnerability to getting sick, that is, a predisposition to the disease who is aged, as to the main complaints of the elderly, it is noteworthy that refer to the quality standard of their sleep. Nighttime awakenings, depression and difficulty maintaining sleep, the non-existence of restful sleep and daytime sleepiness are frequent changes que surgem com o envelhecimento. Tratou-se de um estudo comparativo, transversal e quantitativo com objetivo de avaliar e comparar a qualidade de sono de 60 idosos do município de São Thomé Das Letras- MG. Entre os entrevistados 30 são moradores da zona rural e 30 moradores da zona urbana, com idade igual ou maior que 60 anos e residente do local há pelo menos 05 anos, através dos questionários de Caracterização do sujeito, Índice de Qualidade de Sono Pittsburgh (PSQI) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS).After data collection, data were plotted in an EXCEL spreadsheet of Microsoft 2010, being built on tables and graphs to establish the results, through the ANOVA program and Tukey's test. Through this study it was possible compare the quality of sleep of the groups studied, with sleep being of higher quality present in elderly people from rural areas, with a statistically difference between the values collected
Palavras-chave: Idoso
Depressão
Sono
CNPq: Ciências da Saude
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2584
Data do documento: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Chiceri da Cruz.pdf933,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.