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Tipo: Artigo de Periódico
Título: TREINO FUNCIONAL PARA ORTOSTATISMO E EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Título(s) alternativo(s): Joyce Maia Ferreira
Autor(es): Ferreira, Joyce Maia
Resumo: Sentado para de pé (ST-DP) é uma das atividades de transição de postura mais realizada pelas crianças no dia a dia, pois atingir o ortostatismo é um pré-requisito para realizar outras atividades de mobilidade funcional. O objetivo deste trabalho foi realizar um treino funcional de transferência de sentado para em pé para aquisição do ortostatismo e equilíbrio em crianças com Síndrome de Down, bem como avaliar a eficácia da intervenção. Foram selecionadas 5 crianças com Síndrome de Down, sendo 3 do gênero masculino e 2 do gênero feminino, com idade entre 1 e 3 anos, média ± desvio padrão em meses 22,6± 5,4, na população de alunos regularmente matriculados na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE), município de Varginha, MG. Foi aplicado o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS – Gross Motor Function Classification System) traduzida por Palisano em 2007. É uma escala qualitativa padronizada que baseia-se no movimento iniciado voluntariamente, enfatizando o sentar, as transferências e a mobilidade. Os participantes 1 e 2 evoluíram nos níveis funcionais na escala GMFCS e obtiveram êxito no ganho da função passar de sentado para de pé. Os outros participantes permaneceram no mesmo nível funcional mesmo após a intervenção. A frequência no tratamento é um item de extrema importância pois as crianças que possuem o menor número de faltas alcançam um resultado positivo mediante a intervenção. É necessário que novas experiências motoras sejam realizadas com a utilização de novas metodologias e exercícios
Abstract: Sit-to-stand (ST-DP) is one of the most transitional posture activities performed by children on a daily basis, since reaching orthostatism is a prerequisite for other functional mobility activities. The objective of this work was to perform a functional training of transfer from seated to standing to acquisition of orthostatism and balance in children with Down Syndrome, as well as to evaluate the effectiveness of the intervention. Six children with Down Syndrome were selected, 4 of whom were male and 2 were female, with ages ranging from 1 to 3 years, mean ± standard deviation in months 22.6 ± 5.4, in the population of students enrolled in the Foundation Varginese of Assistance to the Exceptional (FUVAE), municipality of Varginha, MG. The Gross Motor Function Classification System (GMFCS) translated by Palisano in 2007 was applied. It is a standardized qualitative scale based on the voluntarily initiated movement, emphasizing sitting, transfers and mobility. Participants 1 and 2 evolved at functional levels on the GMFCS scale and were successful in gaining the function from sitting to standing. The other participants remained at the same functional level even after the intervention. Frequency of treatment is an extremely important item because children with the lowest number of absences achieve a positive result through intervention. It is necessary that new motor experiences be carried out with the use of new methodologies and exercises
Palavras-chave: Treino Funcional
Síndrome de Down
Ortostatismo
CNPq: Ciências da Saude
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2589
Data do documento: 1-Dez-2018
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