Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EQUIPAMENTOS URBANOS COMUNITÁRIOS: a Biblioteca Parque como instrumento de inserção social e acesso à cultura
Título(s) alternativo(s): Rondinely Fernando Resende da Silva
Autor(es): Silva, Rondinely Fernando Resende da
Primeiro Orientador: Coimbra, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa e proposta arquitetônica em nível de estudo preliminar acerca da importância de um equipamento público comunitário, uma Biblioteca Parque, na cidade de Varginha (MG), com o intuito de promover a inserção social e o acesso à cultura em um espaço com qualidade espacial favoráveis para o crescimento do indivíduo na produção e aperfeiçoamento do conhecimento. Neste sentido, levando-se em consideração a precariedade e a falta de espaços destinados ao aprendizado e a troca de experiências no município, a proposta apresenta-se como articulador do desenvolvimento intelectual e social dos usuários. Diante disso, a concepção do projeto apoiou-se em pesquisas bibliográficas como forma de referencial teórico e na análise e diagnóstico de dados levantados a partir de visitas técnicas à área de intervenção e a equipamentos diretamente ligados à cultura e educação. Levando-se em consideração esses aspectos, pode-se destacar a contribuição do estudo como forma de amplificar a discussão em relação ao impacto dos equipamentos públicos educacionais no espaço inserido e seu entorno, como forma de pertencimento e inclusão social, e sua contribuição no ganho expressivo para a cultura e socialização.
Abstract: This project presents a research project and an architectural proposal at the preliminary study level on the importance of a public equipment, a Park Library, in the city of Varginha-MG, with the aim of promoting a social insertion and access to culture in a space with favorable spatial quality for the individual's growth in the production and improvement of knowledge. This did, assuming a precariousness and a lack of space for learning and an exchange of experiences in the municipality emerges, a proposal presents itself as an articulator of the intellectual and social development of the users. Faced with this, Engineering is a project supported by bibliographical research as a form of theoretical and diagnostic reference and survey data from visits to areas of intervention and data related to culture and education. Taking the dimensions aside, one can highlight a contribution of the study as an instrument to broaden an approach regarding the impact of educational tools in the space inserted and its surroundings, as a way of belonging and social inclusion, and its contribution without expressive gain for culture and socialization
Palavras-chave: Equipamento Público
Inclusão Social
Biblioteca Parque
Cultura
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2611
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rondinely Fernando Resende da Silva.pdf14,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.