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Tipo: Dissertação
Título: SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Representações Sociais de estudantes de um curso de Pedagogia
Título(s) alternativo(s): Dálete de Souza Maia Vicentini
Autor(es): Vicentini, Dálete de Souza Maia
Primeiro Orientador: Souza, Mariana Aranha de
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as Representações Sociais de estudantes do curso de Pedagogia sobre o que é ser professor. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais e nos estudos sobre Formação de Professores. Este estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa do problema. Quanto ao critério de definição dos participantes da pesquisa, optou-se pelo convite dos 438 alunos, matriculados no ano de 2021, em todos os cursos de Pedagogia (presencial e a distância), subordinados à FEPESMIG, dos quais, 40 aceitaram participar do questionário e 30 aceitaram participar da entrevista. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada individual, o questionário e o registro iconográfico. Inicialmente, as entrevistas foram transcritas e tratadas pelo software IRAMUTEQ®; os dados dos questionários foram tabulados no excel® e analisados considerando os pressupostos da estatística descritiva, os dados da iconografia foram categorizados a partir dos temas que abordaram. A partir desse tratamento inicial para cada um dos instrumentos de pesquisa, foi realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram quatro categorias: Caracterização sociodemográfica dos participantes; Perfil dos participantes em relação à Graduação; Representações Sociais do “Ser professor nos anos iniciais do ensino fundamental” e Percepções sobre o futuro, após o término da graduação. Os participantes são, em sua maioria, mulheres (95%), com idade inferior a 30 anos, com renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos e matriculadas em períodos avançados do curso. As principais motivações para escolha do curso foram as habilidades pessoais relacionadas com a profissão, curiosidade sobre o curso e identificação significativa com pessoas que exerciam a profissão. As participantes apontaram os fatores mediação, conhecimentos, educação e ética como importantes para a atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Para eles, o bom professor é aquele que adequa os conteúdos às necessidades dos alunos, é flexível e, por isso, traz transformações para a sociedade. Muitos preferem atuar no primeiro ano do ensino fundamental. No que diz respeito ao futuro, os participantes se sentem confiantes, acreditam em sua inserção no mercado de trabalho e alegam que estarão satisfeitos em atuar como docente. Por fim conclui-se que as representações sociais dos participantes entendem que “o ser professor” é uma vocação e é realizada por amor às crianças.
Abstract: This research aimed to investigate the Social Representations of Pedagogy students about what it means to be a teacher. The theoretical-methodological framework was based on the Theory of Social Representations and on studies on Teacher Education. This study is characterized as exploratory and descriptive, with a quantitative and qualitative approach to the problem. As for the criteria for defining the research participants, we chose to invite the 438 students, enrolled in 2021, in all Pedagogy courses (in person and distance), subordinated to FEPESMIG, of which 40 accepted to participate in the questionnaire and 30 agreed to participate in the interview. As instruments for data collection were used: the individual semi-structured interview, the questionnaire and the iconographic record. Initially, the interviews were transcribed and processed by the IRAMUTEQ® software; the data from the questionnaires were tabulated and analyzed by excel®, the iconography data were categorized based on the themes they addressed. Based on this initial treatment for each of the research instruments, Content Analysis was carried out, based on Bardin (2010), in order to understand which categories are present in the participants' narratives regarding the topic studied. The results were divided into four categories: Socioeconomic characterization of the participants; Profile of the participants in relation to the Graduation; Social Representations of “Being a teacher in the early years of elementary school” and Perceptions about the future, after graduation. The majority of participants are women (95%), under the age of 30, with a family income between 1 and 3 minimum wages and enrolled in advanced periods of the course. The main motivations for choosing the course were personal skills related to the profession, curiosity about the course and significant identification with people who practiced the profession. The participants pointed out the factors of mediation, knowledge, education and ethics as important for teaching activities in the early years of elementary school. For them, a good teacher is one who adapts content to the needs of students, is flexible and, therefore, brings transformations to society. Participants aspire to teaching because they understand it as a vocation and out of love for children. Many prefer to work in the first year of elementary school. With regard to the future, the participants feel confident, believe in their insertion in the job market and claim that they will be satisfied to work as a teacher.
Palavras-chave: Pedagogia
Representações Sociais
Formação Inicial de Professores
Inserção Profissional
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2621
Data do documento: 5-Abr-2023
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