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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ACESSIBILIDADE NO CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA UNIS - MG
Título(s) alternativo(s): Marina Libânio Pereira Leandro
Autor(es): Leandro, Marina Libânio Pereira
Primeiro Orientador: Chagas, Daniella Coli
Resumo: Apesar de existir uma legislação específica, o nível de acessibilidade que as escolas e universidades oferecem ainda é precário e o próprio cumprimento da legislação é raro, o que denota uma falta de atenção com uma parcela significativa da população. O intuito desse estudo foi verificar a acessibilidade oferecida no campus cidade universitária – Unis/MG. Foi avaliado o quanto a universidade se encontra dentro das normas vigentes da ABNT NBR 9050/2015 através de um diagnóstico que contou com visitas técnicas ao local, documentação fotográfica, medição e verificação dos dispositivos de acessos, instalações e condições dos mesmos. Com o intuito de subsidiar a análise, foi utilizado também de pesquisa bibliográfica para o levantamento de referências que abordam o assunto. Com tudo, este estudo procurou indicar se a universidade oferece acesso livre a todos os alunos, em especial os deficientes. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o campus analisado não permite totalmente a livre circulação de deficientes aos ambientes necessários para o seu aprendizado sem estar assistido por outras pessoas, pois muitas barreiras ainda persistem no seu caminho. De um nodo geral, essa pesquisa pretende contribuir na promoção do acesso à universidade das pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua inclusão social e educacional.
Abstract: Despite the existence of specific legislation, the level of accessibility offered to wheelchair users in schools and universities is still precarious and the actual enforcement is rare, which shows a lack of attention to a significant portion of the population. The purpose of this study was to verify the accessibility offered in the campus cidade universitária - Unis / MG. It assessed how the university is within the existing rules of the NBR 9050/2015 through a diagnosis that had technical site visits, photographic documentation, measurement and verification of access devices, systems and conditions thereof. In order to support the analysis it was also used in literature to survey references that address the issue. In all, this study sought to indicate that the university offers free access to all students, especially the disabled. Based on these results, it is concluded that the campus not fully analyzed allows the free movement of disabled the environment necessary for learning without being seen by others, as many barriers still persist in their way. Generally node, this research aims to contribute to promoting access to university for people with disabilities or reduced mobility, with a view to their social and educational inclusion.
Palavras-chave: Acessibilidade
Universidades
inclusão social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/266
Data do documento: 18-Nov-2016
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Arquitetura e Urbanismo

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