Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2673
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O LUGAR DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Otros títulos : Ana Luisa Pereira Arantes
metadata.dc.creator: Arantes, Ana Luisa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Magalhães, Gloria Lucia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa o lugar e o impacto da literatura na educação infantil. Tal abordagem se faz necessária diante da importância da expansão da literatura infantil na escola. A finalidade deste trabalho é conceituar e definir a literatura na Educação Infantil, destacar sua importância, além de apresentar os principais teóricos sobre o tema. Este intento será conseguido mediante revisão bibliográfica com a leitura de obras, artigos científicos principalmente os publicados na Scielo. Embora não seja contemplada como um componente curricular na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, a literatura atravessa todo o documento marcando presença em vários segmentos do ensino. Outro aspecto a ser destacado refere-se à produção literária pensada e utilizada como lazer e entretenimento da criança, e não apenas como uma obrigação escolar. As obras de Monteiro Lobato receberam neste estudo um lugar de destaque visto que coube ao autor ser o divisor de mudanças que separa o Brasil de ontem e o Brasil de hoje. Outro dado interessante refere-se à relação das crianças, personagens do Sítio com o brincar e o brinquedo, “pois são aspectos que basicamente caracterizam a infância e são amplamente valorizados, para o seu desenvolvimento, bem como tudo que se liga à imaginação, à criatividade e à importância do brinquedo e das brincadeiras para a formação de concepções e valores
Resumen : This work analyzes the place and impact of literature in early childhood education. Such an approach is necessary given the importance of expanding children's literature at school. The purpose of this work is to conceptualize and define literature in Early Childhood Education, highlight its importance, in addition to presenting the main theorists on the topic. This aim will be achieved through a bibliographical review with the reading of works, scientific articles mainly those published in Scielo. Although it is not included as a curricula component in the National Common Curricular Base -BNCC, literature permeates the entire document and is present in various segments of education. Another aspect to be highlighted refers to literary production designed and used as leisure and entertainment for children, and not just as a school obligation. Monteiro Lobato's works received a prominent place in this study since it was the author's responsibility to be the divider of changes that separates the Brazil of yesterday and the Brazil of today. Another interesting fact refers to the relationship between children, Sítio characters and playing and toys, “as these are aspects that basically characterize childhood and are widely valued for their development, as well as everything linked to imagination, creativity and the importance of toys and games for the formation of conceptions and values.
Palabras clave : Educação Infantil
Monteiro Lobato
Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2673
Fecha de publicación : 28-nov-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana Luisa Pereira Arantes.pdf211,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.