Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2674
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA ATUAÇÃO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Título(s) alternativo(s): Evelyn Silva Rafael
Autor(es): Rafael, Evelyn Silva
Primeiro Orientador: Magalhães, Gloria Lucia
Resumo: Esta pesquisa descreve e analisa assuntos relacionados a Formação de professores na Educação Infantil e sua atuação na inclusão de alunos com deficiência, com o intuito de responder o seguinte questionamento: quais os principais desafios encontrados pelos professores para sua melhor atuação na Educação Infantil? Os objetivos do estudo estão pautados na identificação e discussão sobre a importância da formação de professores e o uso de metodologias que possam contribuir para o trabalho e pedagógico e o desenvolvimento de crianças com deficiência na educação infantil. Em relação à metodologia utilizada, optou-se pela revisão bibliográfica com a leitura de obras e artigos publicados sobre o tema. A pesquisa demonstrou que a formação de professores e as instituições de ensino necessitam de maiores aprofundamentos, sendo evidenciada pelo fato de que ainda carecem de uma compreensão mais profunda das necessidades específicas da a inclusão na Educação Infantil. A formação inicial e continuada dos professores desempenha um papel crucial na capacitação desses profissionais para enfrentar os desafios complexos que surgem ao lidar com alunos com deficiência em um ambiente de Educação Infantil. Ampliando a visão reflexiva e a necessidade de mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas para enfrentá-las.
Abstract: This research describes and analyzes issues related to Teacher Education in the Early Childhood Education and its role in the inclusion of students with disabilities, in order to answer the following question: what are the main challenges faced by the teachers for their best performance in Early Childhood Education? The objectives of the study are based on the identification and discussion of the importance of teacher training and the use of methodologies that can contribute to the work and
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação de Professores
Educação Inclusiva
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: FATEPS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2674
Data do documento: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Luisa Pereira Arantes.pdf211,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.