Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2802
Tipo: Dissertação
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: reflexões sobre a formação docente e a prática educativa
Autor(es): Santos, Robson Kerner Coelho dos
Primeiro Orientador: Souza, Mariana Aranha de
Resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa “Processos Formativos e Desenvolvimento” do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas, na qual se busca fomentar importantes questões quanto à formação inicial e continuada dos docentes atuantes no ensino superior. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as práticas de ensino e aprendizagem usando Metodologias Ativas em cursos de Graduação presenciais de Instituições de Ensino Superior, procurando mapear o perfil sociodemográfico, quais Metodologias Ativas são utilizadas pelos docentes e identificar quais são as principais dificuldades em relação ao trabalho com Metodologias Ativas. Utilizando de abordagem quali-quantitativa, participaram deste estudo 76 professores que atuam no ensino superior, que responderam a um questionário online. Destes, 20 aceitaram participar de uma entrevista semiestruturada. Os dados do questionário foram tratados pela estatística descritiva. As entrevistas foram transcritas e tratadas pelo IRaMuTeq e, em seguida, analisadas por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os participantes deste estudo aprovam e fazem uso das Metodologias Ativas. Não havendo um padrão na formação e desenvolvimento desses professores para o reconhecimento e aplicação das Metodologias Ativas como um meio de promover uma aprendizagem significativa, só demonstra que a trajetória foi única para cada entrevistado. A pesquisa evidenciou como dificuldades o engajamento e perfil de estudantes, a formação específica dos professores e a infraestrutura disponibilizada pelas instituições de ensino. É apontada como metodologia mais utilizada o Estudo de Caso. Espera-se que este estudo contribua com o campo da formação de professores, sobretudo no que diz respeito às possibilidades de implementação de Metodologias Ativas a partir de uma perspectiva da interdisciplinaridade e da gestão dos processos pedagógicos. Espera-se divulgar os resultados preliminares e finais desta pesquisa em eventos científicos e em periódicos, nacionais e internacionais.
Abstract: The following study is part of the line of research “Training Processes and Development” under the Stricto Sensu Postgraduate Program in Management and Regional Development at Centro Universitario do Sul de Minas, which seeks to encourage important questions regarding the initial and continued training of teachers active in higher education. This research aims to investigate teaching and learning practices using Active Methodologies in in-person Undergraduate courses at Higher Education Institutions, seeking to map the sociodemographic profile, which Active Methodologies are used by professors and identify what are the main difficulties in relation to work with Active Methodologies. Using a qualitative-quantitative approach, 76 teachers who work in higher education participated in this study, who responded to an online questionnaire. Of these, 20 agreed to participate in a semi-structured interview. The questionnaire data were treated using descriptive statistics. The interviews were transcribed and processed by IRaMuTeq and then analyzed through content analysis technique. The results demonstrated that the participants in this study approve and use Active Methodologies. As there is no standard in the training and development of these professors for the recognition and application of Active Methodologies as a means of promoting meaningful learning, it only demonstrates that the trajectory was unique for each interviewee. The research highlighted the difficulties of student engagement and profile, the specific training of teachers and the infrastructure provided by educational institutions. The Case Study is considered the most used methodology. It is expected that this study will contribute to the field of teacher training, especially with regard to the possibilities of implementing Active Methodologies from an interdisciplinarity perspective and the management of pedagogical processes. It is expected to publish the preliminary and final results of this research at scientific events and in national and international journals.
Palavras-chave: Processos Pedagógicos
Graduação Presencial
Ensino Superior
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.publisher.program: PPG2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2802
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Gestão e Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Robson kerner.docx2,98 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.