Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves Filho, Carlos André-
dc.date.accessioned2025-12-09T11:32:57Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-09T11:32:57Z-
dc.date.issued2025-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2803-
dc.description.abstractThis article aims to analyze choral music education in evangelical churches, highlighting its pedagogical, spiritual, and social contributions to the musical development of participants. In this context, choral practice represents an opportunity for collective learning and spiritual experience, promoting the technical and human development of choristers. Qualitative and bibliographic in nature, this research is based on authors such as Swanwick (1994), Gainza (2008), Harnoncourt (2012), Silva (2015), and Oliveira (2018), who discuss the relationship between music, pedagogy, and spirituality. It is observed that choral teaching in evangelical churches goes beyond technical instruction, becoming an experience of communion, faith, and artistic growth, revealing itself as a formative space that integrates art, education, and spirituality.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa examinar o ensino da música coral em igrejas evangélicas, evidenciando suas contribuições pedagógicas, espirituais e sociais na formação musical dos participantes. Nesse cenário, a prática coral, representa uma oportunidade de aprendizado coletivo e vivência espiritual, promovendo o desenvolvimento técnico e humano dos coralistas. Com uma abordagem qualitativa e bibliográfica, esta pesquisa fundamenta-se em autores como Swanwick (1994), Gainza (2008), Harnoncourt (2012), Silva (2015) e Oliveira (2018), que discutem a relação entre música, pedagogia e espiritualidade. Observase que o ensino coral em igrejas evangélicas vai além do ensino técnico, tornando-se uma experiência de comunhão, fé e crescimento artístico, revelando-se como um espaço formador que integra arte, educação e espiritualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Goularte (priscila.goularte@unis.edu.br) on 2025-12-09T11:32:57Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico - Carlos André Alves Filho.pdf: 545921 bytes, checksum: 8b1dc5d7a287fbcda0e1d18678977787 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-09T11:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Científico - Carlos André Alves Filho.pdf: 545921 bytes, checksum: 8b1dc5d7a287fbcda0e1d18678977787 (MD5) Previous issue date: 2025-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFEPESMIGpt_BR
dc.relation.ispartofO ENSINO DA MÚSICA CORAL EM IGREJAS EVANGÉLICAS: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E ESPIRITUAIS NA FORMAÇÃO MUSICAL CRISTÃpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica coralpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectIgrejas evangélicaspt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectPedagogia musicalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleO ENSINO DA MÚSICA CORAL EM IGREJAS EVANGÉLICAS: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E ESPIRITUAIS NA FORMAÇÃO MUSICAL CRISTÃpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Publicações Institucionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico - Carlos André Alves Filho.pdf533,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.