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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÉ-NATAL: conhecimentos da gestante frente a sua condição de saúde
Título(s) alternativo(s): NATÁLIA ASSALIN LOPES
Autor(es): Lopes, Natália Assalin
Primeiro Orientador: Carneiro, Patrícia Alves Pereira
Resumo: Com o terna, Conhecimentos das gestantes frente ao pré-natal, a presente pesquisa busca avaliar os conhecimentos que as grávidas detém durante o período de assistência ao pré-natal. Especificamente, reputando se as mesmas são orientadas pelos profissionais de saúde à respeito de sua alimentação, suplementação de ferro, imunização anti-tetânica, saúde bucal, preparação para a amamentação após o parto e se os exames preconizados estão sendo realizados. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com método hipotético-dedutivo, do tipo descritivo, cujo referencial teórico foi embasado em publicações nacionais disponíveis em livros, manuais, revistas científicas e internet. A coleta de dados foi aplicada para as gestantes que se encontraram na sala de espera, aguardando a consulta de pré-natal, na Unidade de Saúde Dr. Carlos Dayrell França, do município de Elói Mendes, Minas Gerais. Este estudo justifica-se em mostrar o quanto é importante o atendimento de pré-natal, para que a futura mãe seja melhor informada sobre este período no qual se encontra, fornecendo-a uma assistência de qualidade e humanizada. Além de proporcionar aos profissionais de saúde, uma assistência sistematizada. Os resultados evidenciaram que não há por parte do médico obstetra, responsável pelo atendimento de pré-natal da referida Unidade de Saúde, uma sistematização da assistência. Na maioria das vezes, a educação em saúde das gestantes não é realizada. A minoria só recebe orientações. por que estas são indagadas ao obstetra. O enfermeiro não desempenha nenhuma ação para o atendimento destas grávidas, suas ações são voltadas para o gerenciamento da Unidade. E com isso ele acaba deixando de lado o seu papel de educador em saúde. Fato este, que propicia ainda mais o déficit da qualidade no atendimento as gestantes.
Abstract: With the title, Knowledge of pregnant women in relation to prenatal care, this research seeks to evaluate the knowledge that pregnant women have during the prenatal care period. Specifically, they are considered by health professionals as to their diet, iron supplementation, anti-tetanus immunization, oral health, preparation for breastfeeding after childbirth and if the recommended tests are being performed. It is a qualitative approach, with a hypothetical-deductive method, of the descriptive type, whose theoretical reference was based on national publications available in books, manuals, scientific journals and the internet. Data collection was applied to the pregnant women who were in the waiting room, waiting for the prenatal visit, at the Dr. Carlos Dayrell França Health Unit, in the municipality of Elói Mendes, Minas Gerais. This study is justified in showing how important prenatal care is, so that the future mother is better informed about this period in which she is, providing her with a quality and humanized care. In addition to providing health professionals, a systematized assistance. The results showed that there is no systematization of care by the obstetrician, responsible for the prenatal care of the referred Health Unit. Most of the time, the health education of pregnant women is not performed. The minority receives guidance only. why these are asked of the obstetrician. The nurse does not take any action to care for these pregnant women, their actions are directed to the management of the Unit. And with this he ends up leaving aside his role of health educator. This fact, which further propitiates the quality deficit in the care of pregnant women.
Palavras-chave: Pré-Natal
Enfermagem
Gestação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/293
Data do documento: 30-Nov-2010
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