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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaço para o desenvolvimento e a integração das necessidades teóricas e práticas dos alunos, professores e funcionários do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Unis-MG
Título(s) alternativo(s): JHONATAN COELHO MOREIRA
Autor(es): Moreira, Jhonatan Coelho
Primeiro Orientador: Veloso, Luciana Bracarense Coimbra
Resumo: O processo de formação dos arquitetos e urbanistas nas universidades deve ser desenvolvido de forma a proporcionar a este futuro profissional a capacitação e habilidades necessárias para o desempenho das atividades desta profissão. Desta maneira, o espaço físico universitário oferecido para este curso deve ser projetado em consonância com o projeto pedagógico. No caso da Cidade Universitária do Unis, constatou-se que o espaço físico ainda exige adequações e melhorias em sua infraestrutura para atender com efetividade as necessidades do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este trabalho apresenta a proposta de um espaço edificado dentro da Cidade Universitária do Unis, onde, além de suprir as necessidades do curso de Arquitetura e Urbanismo também será um eixo articulador entre importantes edificações da universidade como a biblioteca, as lanchonetes e os laboratórios. Este estudo é baseado na investigação histórica das universidades, na compreensão do projeto pedagógico e como este último tem ligação com os espaços físicos da universidade, é também baseado nas análises de projetos análogos que serviram de origem para algumas tomadas de decisões na proposta projetual final. Como resultado, este trabalho apresenta além de um espaço de concentração e integração das atividades do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, uma área que valorize e beneficie toda a comunidade acadêmica oferecendo aos alunos, professores e funcionários um ambiente de múltiplas possibilidades viabilizando maior efetividade no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The process of architects and urbanists training in universities should be developed to provide for this future professional training and skills necessary for the performance of activities of this profession. In this way, the physical space avaiable in the university for this course should be designed in line with the pedagogical project. In the case of the University City of Unis, it was found that the physical space also requires adjustments and improvements in its infrastructure to meet the needs of effectiveness of the Architecture and Urbanism undergraduate courses. This final project presents a proposal for a space built within the University City of Unis, where in addition to suppling the Architecture and Urbanism course requirements will also be a center line between important buildings of the university as the library, snack bars and laboratories. This study is based on historical research of universities, in understanding with the pedagogical project and how it is connected to the physical spaces of the university, it is also based on similar projects analysis that served as the source for some decision-making in the final architectural design proposal. As a result, this final project presents an area of concentration and integration of the activities of the Architecture and Urbanism undergraduate course, besides an area that values and benefits the entire academic community offering students, teachers and staff an environment with multiple possibilities, enabling greater effectiveness in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Universidades
Arquitetura e Urbanismo
Projeto Pedagógico
Alunos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
Sigla da Instituição: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/340
Data do documento: 23-Nov-2016
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