Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/404
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NAS BRINCADEIRAS DO ENSINO INFANTIL
Other Titles: INGRID MOURA SANTOS
metadata.dc.creator: Santos, Ingrid Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Luciane Madeira Motta
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho descreve a importância da relação professor/aluno nas brincadeiras do ensino infantil. Tal abordagem justifica-se pelo fato de que é no lúdico que se dá estimulação da inteligência, os valores, a criança aprende a lidar com as dificuldades, desenvolve habilidades, faz com que use a imaginação e a criatividade e produza sua autonomia e a faz conhecer todo mundo a sua volta. Já que educação forma e informa cidadãos que necessitam entender a construção da sociedade para nela viver e conviver, é necessário que essa educação se de com qualidade, é papel da educação formar pessoas criticas e criativas, que criem, inventem, descubra, que sejam capazes de construir conhecimento. O objetivo deste estudo é pesquisar como estabelecer uma boa relação entre professor/aluno, mostrando seus reflexos na aprendizagem e na construção da autonomia. Este propósito será conseguido mediante pesquisa bibliográfica, através de livros sobre a história da educação em relação ao lúdico e de sua ação no ambiente escolar, pois a educação é o instrumento de poder mais coerente da qual a pessoa possui. A análise demonstrará que a aprendizagem em sala de aula acontecerá em sua totalidade, e para isso será indispensável que o professor busque meios de interação e relações de afeto com seus alunos, pois crianças aprendem brincando e de forma significativa e positiva, explorando o lúdico como ferramenta de trabalho nos ambientes escolares. O professor deve atuar como alguém que entende essa importância e, consequentemente, dedica tempo para a brincadeira diariamente dentro da escola.
Abstract: This paper describes the importance of the teacher / student relationship in the games of childhood education. Such an approach is justified by the fact that it is the playfulness that gives stimulation of intelligence, the values, the child learns to cope with the difficulties, develops skills, makes use imagination and creativity and produce their autonomy and makes know everyone around you. Since education forms and informs citizens need to understand the construction of society to it live and live, it is necessary that education is quality, is the role of education form critical and creative people who create, invent, discover, capable to build knowledge. The aim of this study is to research how to establish a good relationship between teacher / student, showing its effects on learning and building autonomy. This purpose is achieved by literature through books about the history of education in relation to recreational and activity at school, because education is the most consistent instrument of power which man has. The demonstrate analysis that learning in the classroom will take place in its entirety, and it is essential that the teacher seek ways to interact with and affect relationships with their students because children learn through play and a significant and positive way, exploring the playful as work tool in school environments. The teacher should act as someone who understands this importance and therefore devotes time to play every day in the school.
Keywords: Educador
Educando
Interação
Lúdico
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.publisher.department: Centro Universitário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/404
Issue Date: 18-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA INGRID MOURA.pdf412,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.