Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/426
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DA TRANSFERÊNCIA NO SABER DOCENTE APLICADA À SUA RELAÇÃO COM O ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Other Titles: MÔNICA DE AGUIAR CARVALHO
metadata.dc.creator: Carvalho, Mônica de Aguiar
Vasques, Letícia Veiga
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda, através de recursos teóricos, a influência da psicanálise, por meio do seu conceito fundamental da transferência e suas possíveis contribuições para a prática educacional, no que concerne a relação professor-aluno. Os estudos psicanalíticos trazem para a educação um novo formato de olhar essa relação, possibilitando assim um manejo diferente nas práticas educacionais diárias. O objetivo deste trabalho é levar o docente, a partir de estudos e análise pessoal, à familiarização com o campo da psicanalítica e, portanto ao conhecimento de seu conceito fundamental que é a transferência estabelecendo com seu aluno uma relação diferenciada através da qual pode ter uma oportunidade de crescimento para o professor e para seu aluno e participando do desejo da causa de ensino e aprendizado. Este trabalho se justifica pelas contribuições do campo da psicanálise para o educativo a partir de seu conceito fundamental da transferência propiciando uma condução diferenciada de trabalho dos relacionamentos escolares. Através do texto “O Banquete de Platão”, é apresentada a relação transferencial no que diz respeito ao amor e à posição do Outro como “sujeito suposto saber’ ferramentas psicanalíticas, que, trabalhadas nos relacionamentos educacionais possibilita uma mediação dos problemas do cotidiano apresentando ao professor condições para que o processo ensino-aprendizagem e os conflitos do sujeito/criança possam ser conduzidos de forma diferenciada. Este propósito será conseguido a partir de uma revisão bibliográfica e das produções teóricas sobre o conceito de transferência, segundo a teoria psicanalítica de Freud, Lacan e estudiosos da área.
Abstract: This article approaches, through theoretical resources, the influence of psychoanalysis, through its fundamental concept of transference and its possible contributions to the educational practice, as far as the teacher-student relationship is concerned. Psychoanalytic studies bring to education a new way of looking at this relationship, thus allowing different management in daily educational practices. The objective of this work is to take the teacher, from studies and personal analysis, to familiarization with the field of psychoanalysis and, therefore, to the knowledge of its fundamental concept that is the transference establishing with its student a differentiated relationship through which it can have a opportunity for growth for the teacher and for his student and participating in the desire of the cause of teaching and learning. This work is justified by the contributions of the field of psychoanalysis to the educational from its fundamental concept of transference, providing a differentiated conduction of work of school relationships. Through the text "The Banquet of Plato", the transferential relation with respect to love and the position of the Other as "subject supposed to know" psychoanalytic tools, which, worked in the educational relationships, makes possible a mediation of the problems of daily life presenting to the teacher conditions so that the teaching-learning process and the subject / child conflicts can be conducted in a differentiated way. This purpose will be obtained from a bibliographical review and theoretical productions on the concept of transference, according to the psychoanalytic theory of Freud, Lacan and scholars of the area.
Keywords: Psicanálise
Transferência
Educação
Professor
Aluno
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas
metadata.dc.publisher.initials: FEPESMIG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/426
Issue Date: 14-May-2016
Appears in Collections:9º Congresso Pós-Graduação UNIS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.